Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministério Público participa da 3ª conferência das cidades


O Ministério Público do Estado de Rondônia confirmou participação na 3ª Conferência das Cidades, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, em Porto Velho. O evento, uma realização do Ministério da Cidades e que conta com apoio do Governo do Estado, servirá para discutir questões de interesse dos 52 municípios de Rondônia e a sistematização das demandas levantadas nas conferências municipais.

Para representar o MP rondoniense no evento, o Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, decidiu designar os Promotores de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo (Planejamento e Gestão) e Aidee Maria Moser Torquato Luiz (Meio Ambiente). Os dois representantes da instituição vão atuar como Delegados, com direito a voz durante o evento.

A 3ª Conferência das Cidades será realizada no auditório do Rondon Palace Hotel. A abertura está programada para as 8h30. De acordo com a programação elaborada pela Secretaria de Planejamento do Estado, o primeiro painel de debate será sobre o tema: “Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades. O segundo painel vai abordar o tema “O Financiamento da Política de Desenvolvimento Urbano” e o terceiro terá como assunto de discussão “A Política de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades na visão dos Municípios”.

O Ministério Público de Rondônia  tem sido um parceiro do Ministério das Cidades na fiscalização da elaboração dos planos diretores dos municípios rondonienses. Estados e Municípios, segundo o Ministério das Cidades, deram alguns passos para o processo de construção de políticas urbanas próprias. Agora os municípios devem se preparar para a elaboração de planos para as políticas setoriais integrados entre si e com o Plano Diretor Participativo.

Fonte: Ascom/MPRO 
.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)