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Ministério dos Transportes: Miguel assume gestãoe desengaveta projetos


Publicada no Diário Oficial da União, a posse do ex-deputado Miguel de Souza no cargo de Secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, cargo ao qual estão subordinados os setores Rodoviário, Aquaviário e Ferroviário abrem excelentes perspectivas para o estado de Rondônia, a começar pelos viadutos da capital, cujas obras serão finalmente retomadas. Miguel já anunciou sua disposição de buscar o apoio de nossa bancada federal, especialmente do senador Valdir Raupp para tirar do papel uma série de obras estruturantes do governo federal para o estado de Rondônia.
 
Na verdade, desde que Miguel de Souza deixou o cargo de diretor de planejamento e pesquisa do DNIT, e José Ribamar Oliveira saiu da Superintendência Regional do DNIT,  todos os projetos destinados a Rondônia e inseridos por Miguel de Souza e pela bancada federal no PAC tiveram o freio de mão puxado. Ou foram literalmente esquecidas. Agora todas elas podem começar a avançar em ritmo acelerado. O chamado arco norte, por exemplo, vai ser licitado possivelmente ainda este mês.  O projeto já foi concluído e apresentado à diretoria colegiada do DNIT, que anotou algumas recomendações já em fase final de execução. Também chamado de anel viário, a estrada vai permitir que os veículos pesados destinados ao porto  sejam desviados do centro urbano já nas proximidades das Irmãs Marcelinas.
 
A obra trará consigo a vantagem de deixar apenas oito quilômetros para serem executados pelo estado no acesso às novas instalações portuárias na região de Porto Chuelo. Com isso, de imediato, o transporte de grãos deixará de atormentar a vida dos moradores da capital. Para isso, o grupo Maggi já está edificando as instalações do novo terminal graneleiro. E mesmo antes de concluído o asfaltamento daquele trecho de oito km, as carretas poderão trafegar por ali no piso apenas encascalhado. No mesmo sentido serão realizados os trabalhos e dragagem e sinalização na hidrovia do Madeira, cujo volume de carga transportada será amplamente fortalecido com a ferrovia Vilhena-Porto Velho, cujo projeto deverá ser licitado já no próximo ano, conforme assegurou o senador Valdir Raupp.
 
O novo secretário de gestão do Ministério dos Transportes também já declarou total apoio à iniciativa dos técnicos do DNIT que pretendem alterar o projeto original da Ponte sobre o rio Madeira no Bairro da Balsa para compartimentar o sistema de acesso hoje permanentemente retardado em decorrência das complicadas desapropriações. Será implantada, primeiramente, apenas uma via de acesso à ponte, que será finalmente aberta ao tráfego de veículos. Com isso, será fechada a verdadeira mina de ouro dos donos das balsas. Sem elas, presume-se que vá desaparecer também o foco de resistência dos moradores, que já recusaram inclusive a proposta apresentada pelo DNIT de conceder a cada um deles uma espécie de “bolsa aluguel” para tirá-los de lá. É claro que manifestações patrocinadas pelas balsas vão acontecer, mas a caravana vai afinal passar por sobre a ponte.
 
O certo é que Porto Velho vai seguir novamente na direção de se consolidar como o coração geopolítico do continente com a interligação rodoviária da BR-364 ao Pacífico via ponte binacional de Guajará Mirim, reforma da BR-425 (Abunã - Guajará) e implantação da BR-421 (Ariquemes – Nova Mamoré). E ainda a sonhada ponte sobre o rio Madeira no distrito de Abunã. Será também possível, com um esforço conjunto das bancadas de Rondônia e Amazonas, a retomada do chamado trecho do meio da BR-319, para finalmente ligar por via rodoviária Porto Velho a Manaus.

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