Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministério da Saúde reconhece Hospital de Base Ary Pinheiro como Hospital Escola


 Gente de Opinião

Centro Cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro, que foi reconhecido pelo Minitério da Saúde como Hospital Escola

O Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, forma cerca de 300 médicos por ano. Nesta quinta-feira (15) o secretário de Saúde, Williames Pimentel, esteve reunido com técnicos do Ministério da Saúde para agendar uma visita da equipe a Rondônia, no intuito de entregar o certificado de Hospital Escola à unidade, além da liberação de mais recursos para o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Durante a reunião, ficou acertada, também, a certificação do centro obstétrico do Hospital de Base – referência em Rondônia no atendimento de alta complexidade – como integrante da rede nacional de unidades hospitalares que adotam, conforme determinação a Organização Mundial de Saúde (OMS), o parto humanizado e o Método Canguru –  modelo de assistência voltado para a melhoria da qualidade do cuidado ao bebê prematuro.

Pimentel anunciou ainda a liberação de recursos para ampliar o número de atendimentos de urgência e emergência no pronto-socorro do Hospital Regional de Cacoal, e a manutenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a área de pediatria no município.

AVALIAÇÃO

De acordo com Williames Pimentel, que foi acompanhado pela deputada federal Marinha Raupp, o Ministério da Saúde (MS) avaliou positivamente os avanços que a saúde pública vem obtendo no estado. Isto, na análise do secretário, mantém o bom conceito junto ao MS, além de manter a parceria com o governo federal.

Gente de Opinião

Williames Pimentel, Marinha Raupp e Josafá dos Santos

Ele adiantou que todos os recursos pleiteados pelo governo de Rondônia junto ao MS para este ano são para custeio. No orçamento de 2015 do estado estão apenas obras já em andamento como os hospitais de Seringueiras, Guajará-Mirim, Ariquemes, além do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), que está sendo construindo em Porto Velho, e irá “aposentar” o João Paulo II.

Todas essas obras têm parceria do governo federal, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), relata Pimentel.

APROVADO

O coordenador-geral do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da SAS, Josafá dos Santos, aprovou o programa implantado pelo governo de Rondônia para o setor de Saúde. Josafá disse que o Estado vem se destacando em nível nacional no cumprimento das metas estabelecidas junto ao Ministério da Saúde.

Para ele, a conduta do atual governo em relação às políticas públicas de Saúde credencia o estado a se manter parceiro do governo federal. Josafá provavelmente vira à Rondônia inaugurar os leitos de UTI do setor de pediatria do Hospital Regional de Cacoal.
 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Astec/Sesau
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)