Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Miguel de Souza recebe título de Cidadão Honorário de Rondônia


 Miguel de Souza recebe título de Cidadão Honorário de Rondônia - Gente de Opinião

Cleiton Roque (PSB) presidiu, na manhã desta quinta-feira (14), Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia ao ex-deputado federal Miguel de Souza. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), também esteve presente na cerimônia.

Roque agradeceu a participação dos convidados e autoridades. Entre eles estavam o ex-governador José Bianco, o prefeito de Nova União, Luiz Gomes, o presidente do Conselho da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Chagas Neto, a presidente do Instituto de Educação Profissional de Rondônia, Adir Josefa Oliveira e o vice-prefeito de Espigão do Oeste, Valtinho Lara.

“Agradeço a presença de todos que de maneira muito especial vieram saldar nosso grande amigo e homenageá-lo nesse dia”, começou Cleiton. Ele também agradeceu ao presidente da Casa Legislativa por seu apoio e sua presença na cerimônia. ”Uma pessoa honrada e que tem defendido a Casa no Estado com muita competência, sempre contribuindo para Rondônia”.

O presidente Maurão de Carvalho exaltou alguns feitos do homenageado, que foi vice-governador do Estado na gestão de Bianco. “O Bianco sempre teve minha admiração e a honra de ter o Miguel como vice, conduzindo o Estado com louvor. E ele não para, está o tempo todo nos auxiliando e ajudando”. Maurão destacou o projeto da Estrada do Pacífico, que virou realidade graças ao trabalho de Miguel de Souza.

“Queria citar aqui a Estrada do Pacífico que você defendeu muito como vice-governador e deputado e muitas pessoas não acreditavam, mas ele acreditou tanto nesse projeto, que verdadeiramente aconteceu”, destacou o presidente da Casa. “É uma alegria ter apoiado Cleiton, quando me pediu para fazer uma homenagem a você. Fiz questão de estar presente”.

A irmã do ex-parlamentar Albertina de Souza, e atual assessora do Ministério dos Transportes usou a tribuna para tecer palavras de homenagem a Miguel. “Ele é um grande companheiro. Sua história é um orgulho para nossa família, para os amigos, para o Estado e para o País. Sua trajetória como presidente da Fiero, enquanto vice-governador e agora no painel nacional é de grande relevância”, afirmou.

O ex-governador José Bianco também fez questão de homenagear o antigo companheiro de administração. “Miguel tem todas as qualidades inerentes a todos os cidadãos. Nós temos que ser correto nas coisas, de ter moralidade. Além de todos os bons fatores, Miguel tem outra qualidade que é a lealdade. Tive a alegria e satisfação de tê-lo para ajudar em épocas de dificuldade”, ressaltou Bianco. Ele também agradeceu ao presidente da Casa Maurão e a Cleiton Roque pela proposição da homenagem. “Miguel tem todo o perfil para estar merecidamente recebendo essa comenda”.

Chagas Neto, representante da Fiero, afirmou em discurso que considera Miguel de Souza “um visionário, por isso tem que amar tudo o que faz, caso contrário estará sempre predestinado ao insucesso e a descrença. Faço das palavras de sua irmã as minhas. Mais que justo essa homenagem que a Assembleia está prestando, através do Cleiton que em bom momento teve a feliz ideia de homenagear um uma pessoa que merece esses créditos”.

A presidente do Instituto de Educação Profissional, Adir Josefa, também prestou seu tributo ao assessor. “Esse momento para nós é impar para a história de Rondônia. Eu vim para cá porque ele me convidou, quando estava começando minha carreira profissional e foi um grande aprendizado. Ele veio para fazer a diferença e fez. Com senso de justiça, pois ele pensou no desenvolvimento tanto estrutural quanto social desse Estado”.

O prefeito Luiz de Nova União prestou seus agradecimentos aos parlamentares e também ao homenageado, pela ajuda enviada ao município. “Não podemos falar do progresso de Rondônia sem nos lembrarmos de figuras importantes e uma dessas é o Miguel. Ele realmente é um visionário. Eu quero agradecer ao senhor e ao Bianco que, lá atrás, nos deram espaço para subir degraus no Estado. Em nome da população de Nova União, agradeço o apoio fundamental de vocês e dessa Casa de Leis”.

O homenageado também agradeceu o trabalho do presidente e da Casa Legislativa. “Quero mesmo agradecer, pois tudo o que fiz para o Estado foi feito de coração e com muito orgulho. Temos que somar forças para quebrar essas barreiras que ainda existem aqui”, afirmou.

Miguel relembrou de quando o ex-governador o chamou para ser vice na administração, na época em que ainda era presidente da Fiero. “Sou muito orgulhoso e agradeço a Deus e ao povo de Rondônia por nos dar a oportunidade de estarmos a frente do Estado para implantar estruturas, como fizemos na época”. Ele ressaltou sua batalha e de seus companheiros para tornar real a Estrada do Pacífico e falou de futuros planos para Rondônia. “Até o fim do ano terminaremos as obras do viaduto e iremos ajudar mais o Estado, que já está dentro do orçamento para o ano que vem”.

Por fim, Cleiton Roque e Maurão entregaram o título ao homenageado. “Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos e fico feliz com essa oportunidade. Pelo que esse exemplo de vida, assim como outros presentes, possa incorporar esse espírito empreendedor e visionário”, concluiu Miguel de Souza.

ALE/RO - DECOM - Isabela Gomes
Foto: Gilmar de Jesus

FOTOS

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)