Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Mercado Central: Prefeito assina ordem de serviço


 O prefeito Roberto Sobrinho assinou nesta sexta-feira (08) a ordem de serviço para a reforma do Mercado Central, localizado entre a avenida Farqhuar e a rua Euclides de Cunha. Também participaram da cerimônia o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, autores da emenda parlamentar destinada para a reforma. A obra vai custar R$ 1 milhão, 299 mi e inclui uma contrapartida da prefeitura. O prazo para o término do trabalho é de seis meses. Até a conclusão do serviço, os feirantes vão trabalhar em um barracão que a prefeitura vai construir nas imediações do mercado. 

Na ocasião, Roberto Sobrinho pediu que os feirantes atuem como fiscais da empresa encarregada da obra, “para que seja feito um trabalho digno e para que os serviços sejam concluídos no prazo estabelecido”. O prefeito lembrou que Porto Velho está vivendo um momento especial, impulsionado pela construção das usinas do Madeira e a instalação de empresas de grande porte. “Estamos preparando a cidade para receber estes investimentos que estão transformando a Capital”, assegurou. 

O anúncio da reforma do Mercado Central foi recebido com entusiasmo pelos feirantes do mercado. “Por aqui passa muita gente. Além dos moradores, os turistas que visitam a cidade também freqüentam a feira”, diz o feirante Manoel Miranda. Ele lembra que no local funcionava um antigo mercado que foi reconstruído na década de 70. Depois disso, o prédio só passou por uma reforma, há 17anos. 

O tempo e a falta de manutenção provocaram uma série de problemas, como goteiras, infiltrações e deficiências na rede de esgoto. “Com a reforma, vamos transformar o mercado em um prédio moderno, com revestimento de cerâmica e outros melhoramentos que vão proporcionar mais higiene e conforto para os feirantes e freqüentadores do mercado”, ressaltou o prefeito. 

O Mercado Central conta com 68 boxes, que oferecem uma grande variedade de produtos regionais, com destaque para as frutas e verduras fresquinhas, plantas medicinais, artesanato e comidas típicas. Segundo o secretário de serviços públicos (Semusp), Jair Ramires, o destino dos poucos boxes que estão desocupados será decidido por uma comissão que representa os feirantes, juntamente com a Semusp. 

O ato de assinatura da ordem de serviço da reforma do mercado contou com a participação de secretários municipais, dos vereadores Chico Caçula, José Wildes, Assis Raupp, Ted Wilson, Mário Jorge e Zequnha Araújo, do assessor da senadora Fátima Cleide, Jair Bruxel, e dos presidentes dos sindicatos dos aposentados, Marcondes Maia, e dos trabalhadores rurais, José Miranda, além de feirantes e freqüentadores do local.

Centro histórico
Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, Roberto Sobinho lembrou que a reforma do Mercado Central faz parte de um programa da prefeitura de revitalização do centro histórico de Porto Velho. No programa está incluída a reconstrução, que já foi iniciada, do antigo Mercado Público; a reforma das praças que ficam no centro da cidade; a revitalização da vila Candelária dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a construção de um mirante na avenida Farqhuar e a reconstrução do prédio da antiga Câmara Municipal, que será feita pela própria Câmara,entre outras obras que vão dar uma nova fisionomia para a Capital.

Projeto Candelária
A secretária de regularização fundiária e urbanização (Semur), Fernanda Kopanakis, e de obras (Semob), Edson Silveira, fizeram uma vistoria na manhã desta sexta-feira (08/02) no canteiro de obras das 96 casas do Projeto Candelária, que serão construídas em um terreno localizado na estrada de Santo Antônio. No local foram iniciados os trabalhos de arruamento e topografia. O prazo previsto em contrato para o término da construção do conjunto habitacional é de seis meses. As casas são destinadas para famílias que vivem em áreas de risco na Baixa da União e no bairro Triângulo e serão repassadas a custo zero. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres