Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Membros do Conselho Antidrogas tomam posse na capital


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, acompanhado pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco, por meio do Decreto 13.360/14, empossou o Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas (Comad), em solenidade realizada no Palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal, na última sexta-feira (31). Presentes ao ato estavam secretários e coordenadores de diversos segmentos da administração municipal, vereadores, presidentes de conselhos representativos e representantes de entidades assistenciais que atuam no combate à drogadição e suas consequências.

O prefeito salientou a importância do acontecimento como mais uma forma da sociedade responder aos anseios e esperanças por uma efetiva superação do flagelo das drogas. Destacou o trabalho de políticos e das diversas entidades sociais presentes que têm atuado na militância contra a disseminação das drogas e no acolhimento e tratamento de usuários. Informou que o fundo para amparo das ações de enfrentamento aos problemas ligados às drogas em Porto Velho foi suplementado, passando de 50 mil para 300 mil reais, o que demonstra ser essas atividades vistas como serviços de grande interesse para o poder público. “Podemos ter um conselho atuante e eficiente, para isso precisamos nos unir sob o ideal de que podemos enfrentar esses problemas”, disse Nazif. 

Dalton Di Franco, que também preside o Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento às Drogas, informou que o Comad já havia sido criado burocraticamente, mas que não atuava efetivamente. Dessa forma, a Prefeitura passou a insistir em sua reformulação, inclusive disponibilizando servidores municipais para dar celeridade ao andamento de sua recomposição. “A Prefeitura tem atuado com atividades preventivas. Na semana passada, o prefeito assinou o protocolo de intenções com a Polícia Militar, que desenvolve o Proerd, programa de formação específica sobre esses problemas nas escolas. Queremos atuar diretamente com pelo menos 4.500 alunos da rede pública. Acredito que vamos quebrar o paradigma de que o Conselho não funciona. Creio que podemos vencer os desafios e que por meio dos trabalhos do Comad mais famílias do nosso município, que se lamentam de seus infortúnios, poderão ser alcançadas e atendidas”, afirmou.

Após tomarem posse e assinarem o documento de adesão, os conselheiros reuniram-se para votar a composição de uma diretoria provisória, que terá trinta dias para apresentar o projeto de um regimento e dar os primeiros encaminhamentos aos trabalhos do Comad. Foi eleito presidente provisório o secretário municipal de Planejamento (Sempla), Jorge Elarrat, como vice-presidente provisório foi eleito Cássio Vidal, representando a Ordem dos Advogados do Brasil e, como secretário-executivo provisório, Antônio Neto, chefe de Gabinete do Vice-Prefeito.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)