Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 14h51
Em mais uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), cerca de 60 médicos da Capital e do interior participaram, nesse final de semana, do Curso de Educação Médica Continuada com ênfase em “Atestado de Óbito”.
O professor responsável pelas palestras durante o curso, o médico legista alagoano Gerson Odilon Pereira – professor da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) -, disse que o maior enfoque foi dado ao aspecto ético e jurídico do atestado de óbito, que, segundo ele, deve nortear o trabalho do médico legista.
Em conversa com os médicos rondonienses, Gerson Odilon destacou a questão ética e humana do atendimento médico. Segundo ele, alguns médicos tratam os pacientes em fase terminal como se já estivessem mortos. “Toda vida deve ser valorizada. Não se pode considerar morto o que ainda vive, é desumano”, acentuou.
Para o especialista, o médico deve manter um diálogo otimista e amigável com o paciente, “até que ele realmente esteja morto”. Muitos pacientes, segundo Odilon, resistem por mais tempo quando são tratados com afeto.
A presidente do Cremero, médica pediatra Inês Motta, destaca a participação dos médicos. “Desde o início do Curso de Educação Médica Continuada notamos o interesse de nossos médicos em se aprimorarem, por isso a cada mês o Cremero traz especialistas para palestrar sobre assuntos importantes e atuais”, salienta.
Dentre os temas abordados nesse último curso estão: documentos médicos legais, perícias médico-legais - aspecto processual e no vivo e no morto.
Com relação ao perito médico, Gerson Odilon destacou temas como: sistema de informação de mortalidade, conceito atual de morte, resoluções do CFM, doação de órgãos para transplante e causa da morte.
Por fim, o especialista falou sobre a declaração de óbito, mais especificamente sobre o aspecto ético e jurídico do exercício de preenchimento da declaração de óbito.
Fonte: Cremero
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)