Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Médicos têm curso sobre aspectos jurídicos do atestado de óbito



Em mais uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), cerca de 60 médicos da Capital e do interior participaram, nesse final de semana, do Curso de Educação Médica Continuada com ênfase em “Atestado de Óbito”.

O professor responsável pelas palestras durante o curso, o médico legista alagoano Gerson Odilon Pereira – professor da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) -, disse que o maior enfoque foi dado ao aspecto ético e jurídico do atestado de óbito, que, segundo ele, deve nortear o trabalho do médico legista.

Em conversa com os médicos rondonienses, Gerson Odilon destacou a questão ética e humana do atendimento médico. Segundo ele, alguns médicos tratam os pacientes em fase terminal como se já estivessem mortos. “Toda vida deve ser valorizada. Não se pode considerar morto o que ainda vive, é desumano”, acentuou.

Para o especialista, o médico deve manter um diálogo otimista e amigável com o paciente, “até que ele realmente esteja morto”. Muitos pacientes, segundo Odilon, resistem por mais tempo quando são tratados com afeto.

A presidente do Cremero, médica pediatra Inês Motta, destaca a participação dos médicos. “Desde o início do Curso de Educação Médica Continuada notamos o interesse de nossos médicos em se aprimorarem, por isso a cada mês o Cremero traz especialistas para palestrar sobre assuntos importantes e atuais”, salienta.

Dentre os temas abordados nesse último curso estão: documentos médicos legais, perícias médico-legais - aspecto processual e no vivo e no morto.

Com relação ao perito médico, Gerson Odilon destacou temas como: sistema de informação de mortalidade, conceito atual de morte, resoluções do CFM, doação de órgãos para transplante e causa da morte.

Por fim, o especialista falou sobre a declaração de óbito, mais especificamente sobre o aspecto ético e jurídico do exercício de preenchimento da declaração de óbito.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)