Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Médico rondoniense participa de encontro na Alemanha


José Hiran Gallo, primeiro médico de Rondônia a ocupar o cargo de diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), está participando, no período de 10 (quinta-feira) a 12 (sábado), em Berlim, na Alemanha, da 176ª reunião do Conselho da Associação Médica Mundial (WMA  sigla em inglês). O evento tem por objetivo debater a situação profissional dos médicos de cada país no que tange a ética médica e às condições de trabalho dos profissionais. Cuba deve receber uma atenção especial da WMA.

Hiran está em Berlim desde a segunda-feira. Ele faz parte de comitiva do CFM formada também pelo presidente do conselho Edson de Oliveira Andrade e os conselheiros Marco Antônio Becker, Dardeg Aleixo, Gerson Zafalon e Luiz Nódgi Nogueira Filho.

A Associação Médica Mundial é uma organização internacional que representa a medicina em âmbito global. A entidade foi criada para garantir a independência dos médicos e trabalhar os padrões mais elevados do comportamento e da ética médica.

Por ocasião do evento, o presidente do CFM, Edson Andrade, foi eleito para compor o comitê mundial de ética médica. Além dos brasileiros, profissionais de mais 85 países estão reunidos para debaterem temas relacionados a atual realidade da medicina no mundo.

Além de elevar o nome de Rondônia ao cenário internacional, Hiran Gallo pretende fortalecer laços com profissionais e entidades de outros países para uma possível integração com os médicos deste Estado.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)