Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

MEC premia dois trabalhos sobre índios de Rondônia


Dois trabalhos sobre a cultura indígena rondoniense, ambos realizados numa parceria da Kanindé – Associação de Defesa Etno-Ambiental com o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rio-Terra, ganharam a pontuação máxima dentre os mais de 500 inscritos para o Prêmio Culturas Indígenas – Edição Ângelo Creta, realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Foram premiados os trabalhos “Programa Paiterey de Etno Desenvolvimento Projeto de Apoio e Valorização da Cultura Paiter – Os Suruí de Rondônia” e “Coleta da Copaíba na aldeia Uru-eu-wau-wau”, ambos recebendo a premiação de 15 mil reais. O projeto Paiterey foi feito com participação da Associação Paiterey e o da copaíba com apoio da Associação Indígena Jupau, sendo que para a captação das imagens cada um deles foram gastos 12 meses e seis meses editando.

No projeto Paiterey o tema foi “Mapimai – A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paité” (suruís da região de Cacoal), contando com 38 minutos de produção final. O projeto que tratou da coleta de copaíba pelo povo Uau-Uau gerou a seguir o documentário “Produto de Índio” permitindo assim uma fonte de renda alternativa para a tribo.

O anúncio dos vencedores foi feito no último dia 21, depois que a comissão de seleção, composta por 15 membros – oito indígenas – analisou cada um dos trabalhos apresentados selecionando primeiro 8x2 de um total de 504 participantes.

Atualmente a Rio-Terra está trabalhando em mais dois projetos, um deles no sul do Amazonas, com a etnia Parintintin e outro na região de Ji-Paraná, na Terra Indígena Igarapé de Lurdes com as etnias Gavião e Araras. Nos dois casos em aprceria com a Kanindé.

 

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Política

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

Em uma atuação inédita do movimento municipalista, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM conquistou uma liminar favorável aos 52 municípios do

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

 Uma nova pactuação entre o governo de Rondônia e a União, tendo como interveniente o Banco do Brasil, foi assinada na tarde desta quarta-feira (15) p

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), realiza