Terça-feira, 26 de dezembro de 2006 - 12h51
Dois trabalhos sobre a cultura indígena rondoniense, ambos realizados numa parceria da Kanindé Associação de Defesa Etno-Ambiental com o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia Rio-Terra, ganharam a pontuação máxima dentre os mais de 500 inscritos para o Prêmio Culturas Indígenas Edição Ângelo Creta, realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Foram premiados os trabalhos Programa Paiterey de Etno Desenvolvimento Projeto de Apoio e Valorização da Cultura Paiter Os Suruí de Rondônia e Coleta da Copaíba na aldeia Uru-eu-wau-wau, ambos recebendo a premiação de 15 mil reais. O projeto Paiterey foi feito com participação da Associação Paiterey e o da copaíba com apoio da Associação Indígena Jupau, sendo que para a captação das imagens cada um deles foram gastos 12 meses e seis meses editando.
No projeto Paiterey o tema foi Mapimai A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paité (suruís da região de Cacoal), contando com 38 minutos de produção final. O projeto que tratou da coleta de copaíba pelo povo Uau-Uau gerou a seguir o documentário Produto de Índio permitindo assim uma fonte de renda alternativa para a tribo.
O anúncio dos vencedores foi feito no último dia 21, depois que a comissão de seleção, composta por 15 membros oito indígenas analisou cada um dos trabalhos apresentados selecionando primeiro 8x2 de um total de 504 participantes.
Atualmente a Rio-Terra está trabalhando em mais dois projetos, um deles no sul do Amazonas, com a etnia Parintintin e outro na região de Ji-Paraná, na Terra Indígena Igarapé de Lurdes com as etnias Gavião e Araras. Nos dois casos em aprceria com a Kanindé.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)