Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MEC premia dois trabalhos sobre índios de Rondônia


Dois trabalhos sobre a cultura indígena rondoniense, ambos realizados numa parceria da Kanindé – Associação de Defesa Etno-Ambiental com o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rio-Terra, ganharam a pontuação máxima dentre os mais de 500 inscritos para o Prêmio Culturas Indígenas – Edição Ângelo Creta, realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Foram premiados os trabalhos “Programa Paiterey de Etno Desenvolvimento Projeto de Apoio e Valorização da Cultura Paiter – Os Suruí de Rondônia” e “Coleta da Copaíba na aldeia Uru-eu-wau-wau”, ambos recebendo a premiação de 15 mil reais. O projeto Paiterey foi feito com participação da Associação Paiterey e o da copaíba com apoio da Associação Indígena Jupau, sendo que para a captação das imagens cada um deles foram gastos 12 meses e seis meses editando.

No projeto Paiterey o tema foi “Mapimai – A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paité” (suruís da região de Cacoal), contando com 38 minutos de produção final. O projeto que tratou da coleta de copaíba pelo povo Uau-Uau gerou a seguir o documentário “Produto de Índio” permitindo assim uma fonte de renda alternativa para a tribo.

O anúncio dos vencedores foi feito no último dia 21, depois que a comissão de seleção, composta por 15 membros – oito indígenas – analisou cada um dos trabalhos apresentados selecionando primeiro 8x2 de um total de 504 participantes.

Atualmente a Rio-Terra está trabalhando em mais dois projetos, um deles no sul do Amazonas, com a etnia Parintintin e outro na região de Ji-Paraná, na Terra Indígena Igarapé de Lurdes com as etnias Gavião e Araras. Nos dois casos em aprceria com a Kanindé.

 

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)