Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha


Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha - Gente de Opinião

O deputado Mauro Nazif (PSB) de RO apresentou dois projetos para que os Soldados da Borracha recebam o 13° salário (PL 1589/19) e para que tenham atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19).

A luta dos soldados da borracha é antiga. Em 1945, muitos nordestinos e nortistas desembarcaram na Amazônia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, para produzirem a borracha tirada do látex da seringueira, o chamado “ouro branco”, que abastecia a Europa para fabricação de todos os artefatos de borracha necessários à demanda da época, a exemplo dos pneus para as viaturas.

O (PL 1589/19) dá o direito aos soldados da borracha de receber o 13º salário, a exemplo dos demais trabalhadores e aposentados.  “É um absurdo que esses valorosos “soldados” permaneçam esquecidos pela União, sobrevivendo à margem da sociedade”, afirma Mauro.

Outro ponto igualmente importante, é que apesar de terem trabalhado para o País, como auxiliares indiretos no grande conflito mundial, os soldados da borracha, não tem direito de serem atendidos pelas unidades de saúde das Forças Armadas.

Ambos os projetos de Lei, 13° salário (PL 1589/19) e atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19) visam equiparar direitos que já deveriam ter sido concedidos aos Soldados da Borracha, visto que o mais novo deles tem hoje, 85 anos.

 Pedindo justiça em nome de todos os soldados da borracha no Brasil, o vice- presidente George Telles luta em favor das principais reivindicações da classe. O Sindicato dos Soldados da Borracha vem lutando em defesa da categoria em todo território nacional, inclusive nos estados do Acre, Pará, Amazonas e Rondônia, onde se concentram a maioria do que ainda resta do antigo exército da borracha, que um dia chegou a somar 55 mil recrutados.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)