Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha


Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha - Gente de Opinião

O deputado Mauro Nazif (PSB) de RO apresentou dois projetos para que os Soldados da Borracha recebam o 13° salário (PL 1589/19) e para que tenham atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19).

A luta dos soldados da borracha é antiga. Em 1945, muitos nordestinos e nortistas desembarcaram na Amazônia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, para produzirem a borracha tirada do látex da seringueira, o chamado “ouro branco”, que abastecia a Europa para fabricação de todos os artefatos de borracha necessários à demanda da época, a exemplo dos pneus para as viaturas.

O (PL 1589/19) dá o direito aos soldados da borracha de receber o 13º salário, a exemplo dos demais trabalhadores e aposentados.  “É um absurdo que esses valorosos “soldados” permaneçam esquecidos pela União, sobrevivendo à margem da sociedade”, afirma Mauro.

Outro ponto igualmente importante, é que apesar de terem trabalhado para o País, como auxiliares indiretos no grande conflito mundial, os soldados da borracha, não tem direito de serem atendidos pelas unidades de saúde das Forças Armadas.

Ambos os projetos de Lei, 13° salário (PL 1589/19) e atendimento médico nos Hospitais das Forças Armadas (PL1588/19) visam equiparar direitos que já deveriam ter sido concedidos aos Soldados da Borracha, visto que o mais novo deles tem hoje, 85 anos.

 Pedindo justiça em nome de todos os soldados da borracha no Brasil, o vice- presidente George Telles luta em favor das principais reivindicações da classe. O Sindicato dos Soldados da Borracha vem lutando em defesa da categoria em todo território nacional, inclusive nos estados do Acre, Pará, Amazonas e Rondônia, onde se concentram a maioria do que ainda resta do antigo exército da borracha, que um dia chegou a somar 55 mil recrutados.

Mais Sobre Política

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

A Justiça Eleitoral em Rondônia encerrará, no mês de setembro de 2019, a última fase do processo de revisão biométrica do eleitorado do estado, com co

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve nos Distritos de União Bandeirantes e Extrema para realizar o levantamento das demandas dos moradores das comu

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Em busca de efetivar políticas públicas que, de fato, beneficiem a sociedade rondoniense, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e a primeira

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Em duas votações, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 31/19, de autor