Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Maurão quer Semana de Conscientização sobre o Autismo



Visando a inclusão no calendário de eventos oficiais a Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo no Estado de Rondônia, o deputado Maurão de Carvalho (PP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa. A comemoração será na primeira semana do mês de abril, com a finalidade de conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo.

Esta semana também terá como objetivo incentivar a inclusão social dos portadores de autismo; realizar ações educativas para incluir os autistas nos sistemas de atendimento ao cidadão, tais como educação, saúde, assistência social, transporte, acesso a medicamentos, dentre outros.

Também visa promover o encontro de especialistas na área para debater o assunto, elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficar à disposição do público em órgãos públicos, apontando os sintomas relacionados ao autismo e os mitos que envolvem a doença, objetivando esclarecer o cidadão sobre esse assunto.

Conforme o projeto, serão observadas as seguintes diretrizes: facilitar o acesso à informação e à orientação e realizar debates sobre o autismo com o fim de erradicar o preconceito e de criar meios de inclusão social, compreendendo a divulgação de estudos e experiências nas áreas da saúde, educação e cidadania, bem como estudos acerca da possibilidade de profissionalização dos portadores da doença.

Maurão de Carvalho lembrou que o transtorno não tem cura e o portador tem uma expectativa de longevidade normal. O diagnóstico do autismo traz significativas consequências na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudança ou abandono da profissão por parte da mãe. “O processo de exclusão social é marcante e contínuo e os familiares sofrem com as fragilidades na inclusão educacional”, observou.

Ressaltou que o tratamento médico do autista envolve a pediatria, neurologia, psiquiatria e odontologia e as terapias envolvem a psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia e orientação familiar, que resultam em considerável melhora nos prognóstico e na vida dos familiares.

“Conscientizar o povo de Rondônia acerca do autismo, dos tratamentos adequados e das experiências familiares e dos profissionais da área, não só facilitará a inclusão social do portador, como também permitirá às suas famílias acesso ao conhecimento adequado e atualizado sobre esta síndrome, como as alternativas para tratamento”, afirmou Maurão.

Fonte: Liliane Oliveira        

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)