Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Maurão quer Semana de Conscientização sobre o Autismo



Visando a inclusão no calendário de eventos oficiais a Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo no Estado de Rondônia, o deputado Maurão de Carvalho (PP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa. A comemoração será na primeira semana do mês de abril, com a finalidade de conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo.

Esta semana também terá como objetivo incentivar a inclusão social dos portadores de autismo; realizar ações educativas para incluir os autistas nos sistemas de atendimento ao cidadão, tais como educação, saúde, assistência social, transporte, acesso a medicamentos, dentre outros.

Também visa promover o encontro de especialistas na área para debater o assunto, elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficar à disposição do público em órgãos públicos, apontando os sintomas relacionados ao autismo e os mitos que envolvem a doença, objetivando esclarecer o cidadão sobre esse assunto.

Conforme o projeto, serão observadas as seguintes diretrizes: facilitar o acesso à informação e à orientação e realizar debates sobre o autismo com o fim de erradicar o preconceito e de criar meios de inclusão social, compreendendo a divulgação de estudos e experiências nas áreas da saúde, educação e cidadania, bem como estudos acerca da possibilidade de profissionalização dos portadores da doença.

Maurão de Carvalho lembrou que o transtorno não tem cura e o portador tem uma expectativa de longevidade normal. O diagnóstico do autismo traz significativas consequências na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudança ou abandono da profissão por parte da mãe. “O processo de exclusão social é marcante e contínuo e os familiares sofrem com as fragilidades na inclusão educacional”, observou.

Ressaltou que o tratamento médico do autista envolve a pediatria, neurologia, psiquiatria e odontologia e as terapias envolvem a psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia e orientação familiar, que resultam em considerável melhora nos prognóstico e na vida dos familiares.

“Conscientizar o povo de Rondônia acerca do autismo, dos tratamentos adequados e das experiências familiares e dos profissionais da área, não só facilitará a inclusão social do portador, como também permitirá às suas famílias acesso ao conhecimento adequado e atualizado sobre esta síndrome, como as alternativas para tratamento”, afirmou Maurão.

Fonte: Liliane Oliveira        

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)