Quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 06h08
Em defesa dos produtores e contra a formação de cartel, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), tem feito duros pronunciamentos contra o que chama de monopólio do grupo JBS Friboi em Rondônia.
E dando prosseguimento nessa busca de informações sobre o setor frigorífico do Estado, o deputado apresentou requerimento à Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), solicitando informações sobre a legislação em vigor, que tratam da tributação relativa aos frigoríficos em todo o país.
A ideia, segundo o presidente da Casa, é comparar os benefícios tributários e incentivos que Rondônia oferece, em ralação às demais unidades da federação.
“Só de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Rondônia reduziu a tributação de 12% para 3%. É cobrada ainda uma contribuição de 1,5% para o Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), cuja arrecadação estamos buscando informações, através de um requerimento de autoria coletiva nesta Casa”, relatou.
Segundo o parlamentar, somente com essa isenção, Rondônia estaria deixando de arrecadar anualmente cerca de R$ 120 milhões de imposto do grupo JBS Friboi, que controla hoje já 45% do mercado de abate de bovinos no Estado.
“É um grupo muito poderoso economicamente, que está adquirindo frigoríficos menores e os fechando, numa clara demonstração de que quer controlar o mercado e praticar o preço do boi que quiser. Por isso, manter essa isenção é um risco aos criadores, além de gerar prejuízos ao erário”, completou.
Fonte: Eranildo Costa Luna
Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu
Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec
Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd