Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Maurão de Carvalho destaca os 103 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré



O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) usou a tribuna na sessão de terça-feira (4) para destacar o aniversário de 103 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), no último sábado (1º) marco da formação do estado de Rondônia.

Ele aproveitou a data comemorativa para anunciar a proposta de denominar o novo prédio da Assembleia Legislativa de “Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. A Casa ainda aprovou voto de louvor, de autoria de Maurão, aos 103 anos de inauguração da ferrovia.

“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um marco, um patrimônio que merece ser preservado, cuidado e reverenciado por todos nós. Conheço alguns ex-ferroviários que já tem muita idade e quando converso com eles, vejo a emoção e o orgulho que manifestam em terem participado desse empreendimento”, destacou Maurão.

O presidente lembrou que muita gente de outros estados e países se juntou na saga para a construção da ferrovia, com mais de 300 quilômetros de extensão.

“Muitas pessoas vieram de outros e estados e de outros países para a construção da ferrovia, uma epopéia, um grande desafio para essa obra virar uma realidade”, relembrou.

Sobre a sugestão para que o novo prédio sede da Assembleia tenha o nome de Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o parlamentar disse que espera contar com o apoio dos pares.

“Quero encaminhar essa proposta e fazer essa homenagem, colocando o nome do prédio de Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e conto com o apoio de todos os colegas. É uma homenagem justa aos pioneiros e ao empreendimento centenário, tão fundamental para a formação de Rondônia”, afirmou.

Em aparte, o deputado Cleiton Roque (PSB) reconheceu a importância da Madeira-Mamoré e elogiou a iniciativa do presidente da Casa. “Conte com o meu apoio e meu voto para esta homenagem, que homenageia os desbravadores e seus descendentes”.

Já o deputado Adelino Follador (DEM) também parabenizou o presidente pela iniciativa. “Parabéns pela proposta e conte com minha adesão. Estou feliz com essa homenagem merecida”.

Rondoniense, nascido em Ariquemes, o deputado Ezequiel Junior (PSDC) disse que se sentia emocionado com essa homenagem. “Como filho desta terra, não tem como não se emocionar ao falar da nossa história. A Madeira-Mamoré foi a maior obra civil da época e não tem como se falar em história de Rondônia, sem citar a ferrovia”, acrescentou.

Ao final, Maurão registrou o empenho do superintendente do INSS em Rondônia, Ricardo Leite, um entusiasta em defesa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Ele é um defensor, uma pessoa que se dedica a estudar e a valorizar a nossa história, com destaque para a nossa centenária ferrovia”.

Fonte: Eranildo Costa Luna

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)