Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp defende inclusão dos professores federais do Ex-território na MP 431



Empenhada em garantir a inclusão dos professores federais do extinto território de Rondônia na Medida Provisória nº 431/2008, que trata da reestruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, a Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB) solicitou o apoio do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira e do Secretário de Educação Profissional Tecnológica do MEC, Eliezer Moreira Pacheco, para incluir na Medida emenda de sua autoria que garante aos servidores esse benefício.

Segundo Marinha Raupp, que tem acompanhado os professores em várias reuniões, existia a reclamação por parte desses profissionais da tentativa de retirá-los do atual Plano de Carreira, separando-os dos professores das escolas técnicas e universidades, apesar de todos os docentes serem regidos pela mesma legislação. "A nossa preocupação era garantir que esses professores estivessem contemplados na atual proposta do Governo, assegurando a eles todos os direitos previstos na MP/431”.

A parlamentar destacou ainda a necessidade de unificação da carreira dos professores dos Ex-territórios com os do MEC, possibilitando que eles fossem reaproveitados na expansão do CEFETs. Segundo ela, esse processo não é algo complexo, já que a nova estruturação da Carreira do Magistério Federal apresenta-se bastante ampla, comportando cargos do ensino básico, técnico e tecnológico, o que possibilita estender a sua abrangência para os docentes dos Colégios Militares e dos extintos Territórios.

Além de defender a inclusão de duas emendas de sua autoria na MP 431/2008, Marinha Raupp também solicitou que sejam aprovadas emendas dos deputados Mauro Nazif (RO), Maria Helena (RR) e Fátima Bezerra (RN), que também tratam da carreira do Magistério do Ensino Básico Federal, fortalecendo com isso, a luta em prol dos professores federais dos Ex-territórios. “Estamos empenhados em garantir aos professores os direitos previstos na Medida Provisória e esperamos contar com o apoio do Governo nesse processo”.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)