Sexta-feira, 18 de abril de 2008 - 11h33
Buscando solucionar os problemas de caráter emergenciais das localidades alcançadas pela ação do desmatamento, entre elas o município de Machadinho do Oeste, a Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB) esteve reunida essa semana com o presidente do Ibama, Basileu Alves, com o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Johaness Eck, além de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Incra.
Durante as reuniões, Marinha Raupp, acompanhada do prefeito de Machadinho do Oeste, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro e de representantes da SEDAM, do setor madeireiro e da sociedade civil, buscou apoio junto a esses órgãos na implementação do Pacto pela Melhoria e Proteção do Meio Ambiente e Manutenção das Atividades Produtivas em Machadinho, e também nos demais municípios de Rondônia atingidos pelo desmatamento.
Segundo a parlamentar rondoniense, o apoio dessas instituições é fundamental, mas que somente as ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento da Amazônia não bastam. É necessário que também sejam implantadas medidas de apoio efetivo, como Regularização Fundiária, Georeferenciamento e a recomposição de áreas degradas em Projetos de Assentamento, pois são ações como essas que poderão proporcionar o fomento e intensificação da agropecuária, do reflorestamento e do manejo florestal, afirmou.
A deputada Marinha Raupp afirmou ainda ser importante a criação de ações positivas para conter o desmatamento ilegal em Rondônia, sendo essencial um trabalho de parceria entre todos os órgãos. Os municípios estão preocupados com a questão ambiental, mas para ajudá-los é preciso que uma equipe técnica do governo federal visite esses municípios e os apoie na efetivação do Pacto, promovendo um desenvolvimento sustentável na área ambiental, econômica e social.
Diante disso, ficou acordado que o Incra, Ibama, Ministério do Meio Ambiente e a SEDAM irão construir uma agenda em Rondônia a fim de definir mecanismos que venham amenizar os impactos trazidos pelo Decreto nº 6.321, de 21 de dezembro de 2007, que incluiu os municípios de Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho na lista das áreas mais desmatadas.
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)