Segunda-feira, 19 de novembro de 2007 - 17h30
A passagem dos 80 anos do primeiro voto feminino na América Latina foi lembrada ontem, pela deputada Marinha Raupp (PMDB), durante Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Em discurso, a parlamentar falou sobre a luta das mulheres pelo direito ao voto, conquistado apenas em 1927, no Rio Grande do Norte, quando Celina Guimarães Viana se tornou a primeira eleitora da América Latina. A conquista do direito de voto feminino significou a aproximação das mulheres às funções e poderes do Estado, abrindo-se a possibilidade de responderem pelos caminhos e destino das nações.
Segundo Marinha Raupp, a preocupação central do pensamento democrático deve ser com a expansão da cidadania e que o objetivo do Estado Democrático de Direito consiste na participação formal e igualitária de todos nos processos decisórios da sociedade. Um dos grandes desafios está na possibilidade das mulheres ultrapassarem a condição apenas de eleitoras e de candidatas para conquistar concretamente posições de eleitas em igual proporção ao número de homens, já que representamos metade da nossa população, destacou.
Ainda em seu discurso, Marinha Raupp registrou a luta e a força das mulheres, em especial da região Norte, que segundo ela, procuram cada vez mais consolidar o direito de oportunidade para os seus filhos. A parlamentar também enfatizou a importância da Organização de Mulheres e da Federação de Mulheres do estado de Rondônia no processo de construção da cidadania. Marinha afirmou que o Brasil avança no reconhecimento da mulher como cidadã de direitos e deveres. A participação da mulher no processo político brasileiro é o sinal de que nosso País caminha para a consolidação de uma nação forte e próspera, finalizou.
Também estiveram presentes, a Presidente do Fórum de Mulheres do MERCOSUL, Senadora Emília Fernandes, representante da Associação Abra Caminho, do Distrito Federal, Presidente da Associação Grão Mulheres em Ação AGMA, Francisca Lúcia Matos Santos, Presidente da Associação das Amigas Artesãs, Luiza Rodrigues de Souza, Vereadora do Município de Várzea, Rio Grande do Norte, Terezinha Tomaz de Lima Anacleto e a Presidente do Centro Social São Pedro, Sirlei Anacleto.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia
A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia
O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)