Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 - 12h12
Diretora de articulação parlamentar do PSDB jovem nacional, a vereadora de Porto Velho, Mariana Carvalho que preside a ala jovem da legenda em Rondônia representou o Estado no encontro que as lideranças jovens da sigla partidária realizaram terça – feira, 20, com o presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso.
Durante o evento que aconteceu na sede do IFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso), no centro de São Paulo foram abordados temas como corrupção, infraestrutura, política de drogas, voto distrital e a participação do jovem na política.
“Foi uma oportunidade de refletirmos sobre a importância do Partido da Social Democracia Brasileira para o desenvolvimento do nosso país”, declarou a parlamentar, acrescentando que a interação entre jovens e FHC é fundamental para a formação de novos líderes no ninho tucano.
Xico Graziano, assessor executivo do iFHC, abriu o encontro ressaltando que no instituto o objetivo não era discutir políticas partidárias, mas sim discutir a participação política e seus novos rumos. Falou sobre o site Observador Político e mídias digitais no que chamou de “Democracia 2.0”.
Marcello Richa, presidente nacional da Juventude do PSDB, ressaltou a importância da internet no processo político. “A internet não é a solução, mas sim um caminho para que o jovem possa se manifestar politicamente”, afirmou Richa.
Fernando Henrique afirmou que existe uma conexão orgânica entre a corrupção e o sistema político. “Corrupção individual sempre existiu e sempre existirá, mas no nosso sistema político ela é endêmica, o óleo desse motor é a corrupção”, disse FHC.
O voto distrital também foi abordado como uma saída para essa corrupção endêmica e para tornar as campanhas mais baratas. “Eu sou favorável ao voto distrital. Conforme propôs o senador Aloysio Nunes, o voto distrital tem que começar nos municípios” disse.
Falando sobre drogas, ele elogiou iniciativas como a de Portugal, que descriminalizou o uso de todas e diminuiu em muito o número de dependentes no país. “Portugal foi o país europeu que mais avançou nas políticas de drogas”, afirmou.
O presidente abordou os temas energia e infraestrutura falando sobre os gargalos existentes. Reconhecendo o bom momento vivido pela economia do país, lembrou que a nação tem hoje condições como nunca teve, mas que não tem propriamente uma estratégia definida e que as parcerias “público privada” ainda são vistas de maneira dogmática no país.
Fernando Henrique falou sobre as características de vanguarda do PSDB e lembrou da importância da inovação. “O PSDB historicamente têm mais votos em estados mais modernos como São Paulo e Minas Gerais, a inovação e a vanguarda sempre foram as marcas do partido” disse.
FHC lembrou ainda que esta característica vanguardista não pode ser perdida pelo partido e encerrou dizendo “Fazer política é estar em sintonia com o sentimento da população, a liderança não deve seguir a maioria, mas sim criar uma inovação que a maioria siga”.
Fonte: João Albuquerque
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O