Sexta-feira, 3 de abril de 2015 - 19h54
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) integrou uma expedição organizada pelo Exército Brasileiro nesta quinta – feira, 2, para o Forte Príncipe da Beira em Costa Marques.
O objetivo da visita de um dia ao local que fica a 700 km de Porto Velho foi apresentar aos seus moradores a proposta de desenvolver na região o turismo sustentável, ou seja, fomentar a atividade turística, respeitando os costumes e tradições dos moradores do entorno do atrativo turístico, inclusive comunidades quilombolas.
“Com o Exército Brasileiro, o historiador Aleks Palitot e outras entidades, estou empenhada em desenvolver um projeto de revitalização do forte e transformá-lo em atração turística”, declarou a parlamentar que conheceu as reivindicações dos moradores, como por exemplo, a legalização das suas terras.
Os visitantes se reuniram com a comunidade para apresentar a proposta de revitalizar o Forte.Participaram da reunião a deputada Mariana Carvalho, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General André Luis Novaes Miranda, o Juiz Federal Dimis da Costa Braga, o Juiz Federal Delson, o Procurador da União Jorge de Souza, o Superintendente de Patrimônio da União Antônio Roberto dos Santos Ferreira, o Procurador do Ministério Público Henrique Hech e o Professor Marco Antônio Domingues Teixeira da UNIR.
Depois da apresentação, os moradores aceitaram estudar a iniciativa do Exército sobre o destino da área de segurança na faixa de fronteira, vigiada e defendida desde os portugueses quando da construção do Forte e, mais tarde, pelos militares brasileiros que voltaram àquela região desocupada e instalaram o 1º Pelotão Especial de Fronteira, Real Forte Príncipe da Beira.
História- A função do forte, inaugurado em 1783, era guardar os limites entre os impérios português e espanhol. Quando a ocupação da região já estava consolidada, perdeu sua função e acabou abandonado por décadas.
“Precisamos valorizar o nosso patrimônio histórico”, concluiu Mariana Carvalho que visitou o local pela primeira vez aos dezesseis anos, numa expedição escolar coordenada pelo seu então professor, o historiador Aleks Palitot que agora se unem a congressista para ajudar na preservação de um dos seus objetos de estudo.
Fonte: João Albuquerque
Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu
Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec
Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd