Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho está entre os deputados que mais lutam pelo Fies na Câmara


O Diário Tucano, informativo oficial do PSDB Nacional, destacou na sua edição desta quinta – feira, 26, parlamentares do partido na Câmara dos Deputados que estão lutando para resolver os problemas enfrentados por estudantes brasileiros beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Gente de Opinião

Entre os congressistas citados na reportagem pela dedicação em reverter a situação de milhares de jovens penalizados com as mudanças ocorridas no programa do governo federal, está a representante de Rondônia Mariana Carvalho. Ela teve participação marcante na comissão geral realizada na quarta – feira, 25, com a presença do ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa.

Na condição de membro titular da Comissão de Educação da Casa, a parlamentar questionou o representante do MEC sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver o drama vivido pelos estudantes surpreendidos pelas novas regras do Fies.

O Fundo de Financiamento Estudantil passou a exigir dos alunos  um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estabeleceu limite de 6,4% para o reajuste de mensalidades dos cursos.

Ao se pronunciar na tribuna, a deputada  fez questionamentos ao ministro interino com perguntas que a população, e principalmente os estudantes atendidos, esperam uma resposta confiante por parte do governo federal.

“Eu gostaria de perguntar que confiança que agente pode ter? Como será a partir do dia primeiro de maio a continuidade do Fies?”, questionou a tucana, que disse estar preocupada com o futuro dos 1,9 milhões de pessoas  que sonham em ingressar numa faculdade.

Mariana Carvalho quis saber também do ministro interino se o MEC consulta a sociedade para definir os cursos do Fies. Em sua opinião, seria importante disponibilizar mais vagas para cursos na área médica, tendo em vista o déficit no atendimento da saúde no Brasil.

Formada em direito e medicina, a parlamentar de 28 anos destacou que suas conquistas são frutos dos seus estudos. Por isso, faz questão de reivindicar para que os jovens brasileiros tenham a mesma garantia de ingressar no ensino superior.

“Eu tive a oportunidade de ter duas faculdades. Aonde eu cheguei e o que conquistei são conquistas graças aos meus estudos”, destacou a tucana para depois concluir.  “Vou lutar para o povo brasileiro ingressar na faculdade, adquirindo o conhecimento para que assim possamos construir o Brasil que a gente acredita e espera”.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)