Segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 14h27

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) é relatora do projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de gestor ambiental.
O parecer da parlamentar, que relatou a matéria na condição de membro titular da Comissão de Educação da Câmara, é pela aprovação.
No seu relatório, ela justifica que esse profissional é fundamental para as ações que visam o desenvolvimento sustentável, uma necessidade primordial para o bem – estar social e a preservação do meio ambiente.
“A Comissão de Educação aprecia especificamente a questão dos requisitos de formação”, esclarece ela sobre a proposta que depende também da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Com nova redação, o texto permite o exercício da profissão não só aos portadores de diploma de curso de gestão ambiental, mas também para os detentores de curso superior de graduação nas áreas de ciências exatas, agrárias, biológicas, sociais ou engenharias e mestrado ou doutorado na área de gestão ambiental.
No seu parecer, a tucana lembra que o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação, revelou que o Brasil contava, em 2013, com 302 cursos de tecnólogo em gestão ambiental, dos quais 285 presenciais.
“Nesse ano, esses cursos formaram quase 10 mil profissionais. Há, portanto, uma considerável rede de formação na área, gerando um número substantivo de profissionais a cada ano”, reconhece a deputada no seu parecer que representa um avanço para a categoria profissional que se dedica as questões ambientais.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)