Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho destaca aprovação de programa emergencial para o setor de eventos


Mariana Carvalho destaca aprovação de programa emergencial para o setor de eventos - Gente de Opinião

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (3) o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) com medidas para compensar a perda de receita em razão da pandemia de Covid-19. O objetivo é oferecer condições para que o setor de eventos possa se recuperar diante das perdas ocorridas em razão da pandemia.

A Deputada Federal Mariana Carvalho, que participou das mobilizações pela votação da proposta, comemorou a aprovação. A parlamentar foi uma das autoras do pedido de urgência para votação do texto. 

“O setor de eventos foi o primeiro a parar e será o último a retomar suas atividades normalmente. Temos trabalhado pela sua recuperação e amparo aos milhares de trabalhadores atingidos”, ressaltou Mariana. 

Conforme lembra a deputada, além dos artistas, músicos e empresários do setor, foram afetados centenas de milhares de trabalhadores que exercem suas funções por trás dos palcos e das câmeras como os seguranças, cenógrafos, donos de barraquinhas de comidas, bilheteiros, técnicos de som e de luz, camareiros, faxineiros e muitos outros.

Os empregos no setor afetados pela pandemia já ultrapassam os 450 mil e geraram uma perda  de R$ 4,65 bilhões em arrecadação de impostos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). “São milhões de brasileiros afetados em diversas atividades ligadas ao setor”, ressalta a Deputada. 

Entre as medidas previstas no PERSE estão o parcelamento de débitos tributários e não tributários em qualquer estágio de cobrança, inclusive para empresas optantes pelo Simples Nacional, que poderão ser até 120 parcelas, não inferiores a R$ 300; descontos de 70% nas multas e nos juros e de 100% nos encargos legais, além de linhas de crédito especial e redução a 0% de impostos por 60 meses. 

“Desde o início da pandemia, estou ao lado dos representantes do setor e tenho buscado soluções: apresentei o Projeto de Lei garantindo regras para reembolso dos ingressos de eventos cancelados, trabalhei em defesa da Lei Aldir Blanc, que criou o auxílio emergencial para o setor e agora lutamos pela aprovação do PERSE, que vai trazer alento a milhares de famílias”, ressaltou Mariana.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)