Terça-feira, 14 de abril de 2015 - 12h57
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) visitou o Banco de Leite Humano Santa Ágata que funciona no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro desde dezembro de 2004.
Na oportunidade, a parlamentar conheceu as reivindicações apresentadas pela equipe que coordena o trabalho, cujo objetivo é incentivar a doação de leite para recém- nascido prematuro, cujas mães não conseguem amamentar.
Embora funcione no HB, o banco de leite humano atende bebês prematuros internados na UTI neonatal do Hospital de Base e demais hospitais de Porto Velho, além de receber mães do interior, bem como de outros estados como Acre e Amazonas vindas do município de Humaitá.
Para fazer a doação de leite humano, a mãe que está amamentando pode comparecer ao banco de leite ou manter contato pelo o número (69) 3216 – 5715 que a equipe do Santa Ágata faz a orientação de como proceder para se tornar doadora.
Segundo a coordenadora do banco de leite, a enfermeira Edilene Macedo Cordeiro, o trabalho, além de coletar, pasteurizar e distribuir o leite humano, é de apoio, promoção e proteção do aleitamento materno, auxiliando a mulher com dificuldades na amamentação, mesma que não seja doadora.“Uma das principais dificuldades é a falta de um automóvel para coletar o leite”, informou a enfermeira Edilene Macedo Cordeiro.
As mães que quiserem doar precisam estar saudáveis, amamentando e que sua produção de leite seja maior do que a necessidade do seu bebê.Para doar é preciso apresentar o cartão da gestante com os exames e passar por uma avaliação médica e nutricional.
Após as avaliações necessárias, a nutriz recebe orientação profissional de como coletar o leite e um kit contendo máscaras, vidros esterilizados e toucas para garantir a boa qualidade do leite doado.
O leite humano é muito importante para todos os recém – nascidos, por ser um alimento que protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias, mas para os recém – nascidos prematuros, ele pode além de todos os benefícios salvar a vida.
Fonte: João Albuquerque
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d