Segunda-feira, 16 de março de 2015 - 13h51
Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a tucana Mariana Carvalho (PSDB – RO), aproveitou a reunião do colegiado com a presença de representantes do Ministério da Educação para cobrar solução dos problemas enfrentados pelos estudantes beneficiados pelo Fies, Pronatec e Ciência Sem Fronteiras.
A reunião contou com as presenças do Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Professor Luíz Cláudio Costa, e do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar.
Diante dos representantes do governo federal, a parlamentar e outros deputados solicitaram esclarecimento sobre o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), operado pelo FNDE.
Mariana Carvalho se mostrou preocupada com a aproximação do prazo final para renovação do financiamento (aditamento) do FIES e a falta de atendimento de mais da metade dos estudantes beneficiados pelo Programa.
“Desde dezembro de 2014 o Governo Federal não repassa os valores acordados. Quero saber, através da Comissão de Educação, sobre os repasses e a forma como o MEC está trabalhando estes recursos” observou ela.
Outros temas foram abordados na ocasião como o atraso no repasse de verbas para programas do MEC, a qualidade da merenda escolar e, inclusive, a possibilidade de cortes orçamentários na área de Educação para o ano de 2015.
Com a preocupação dos congressistas, Antônio Idilvan firmou o compromisso de estabelecer um diálogo próximo entre Executivo e Legislativo para que juntos consigam efetivar e aperfeiçoar as iniciativas na área de educação, independente de qualquer posição partidária.
Fonte: João Albuquerque
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)