Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 10h47
Nascida numa família bem sucedida e de notável prestígio na sociedade de Rondônia, Mariana Carvalho tinha todos os pré-requisitos para dividir o tempo de universitária com baladas e outras formas de lazer típicas para alguém da sua faixa etária.
Entretanto, a filha do médico Aparício Carvalho e da jornalista Maria Sílvia Carvalho acabou dedicando os preciosos momentos da sua juventude à política partidária, numa militância, cuja principal bandeira de luta é a melhoria da qualidade de vida do município de Porto Velho.
“Mariana é uma tucana que já nasceu no ninho”, costuma justificar o pai dela com a autoridade em ser um dos fundadores do PSDB rondoniense e ter ocupado importantes cargos eletivos como vereador, deputado federal e vice – governador do Estado de Rondônia.
Ele faz essa observação, nas constantes conversas políticas sempre que é elogiado pelo desempenho da filha, a qual desde os dezesseis anos milita no Partido da Social Democracia Brasileira. Presidente da ala jovem da legenda em Rondônia, ela é uma das lideranças jovens da sigla partidária mais respeitadas pelos correligionários de todo o país. “Meu pai também foi vereador”, frisa Aparício numa clara demonstração que sabe do que está falando quando destaca a vocação nata da primogênita.
Atualmente, a jovem liderança ocupa o cargo de diretora nacional de articulação parlamentar da juventude peessedebista depois de responder pelo posto de secretária nacional de políticas públicas para mulheres jovens do partido. A cada evento do PSDB que reúne os filiados de todos os estados brasileiros, ela é sempre destaque pela desenvoltura e poder de liderança.
Wesley Goggi, secretário de juventude da executiva nacional do PSDB, que neste ano abriu mão de uma vitória praticamente certa para presidir a juventude tucana no pais em favor da chapa de Marcelo Richa, filho do governador do Paraná Beto Richa, é só elogios diante da atuação da militante rondoniense. “Mariana Carvalho é uma das maiores lideranças jovens do Brasil”, diz ele sobre a correligionária que tem prestígio com vários nomes do ninho tucano, inclusive com o presiente de honra da legenda Fernando Henrique Cardoso.
Fora das hostes do partido, a acadêmica que concluiu o curso de Direito e neste ano se forma em medicina, responde por cargos estratégicos no parlamento. Logo quando assumiu uma cadeira no Legislativo em 2009, foi eleita para o cargo de segunda secretária da Mesa Diretora e ocupou lugar de destaque em importantes comissões da Casa. Hoje, é a primeira secretária da Câmara Municipal. Quando assume a tribuna é digna de aplausos de quem está nas galerias e elogios por parte dos seus pares.
O mandato da parlamentar mais jovem de Porto Velho é sinônimo de respeito em todos os bairros da Capital, principalmente por ser campeã na apresentação de proposituras e pela postura combativa como defende os interesses da população numa oposição responsável, como faz questão de frisar. “Se a prefeitura trabalha em defesa do povo tem meu apoio, mas se contraria os interesse da comunidade estarei sempre disposta para criticar”, avisa consciente dos desafios que enfrenta pelo fato de ser oposicionista, jovem e mulher.
Seu estilo participativo em legislar em parceria com a coletividade lhe rendeu o prestigio de atuantes lideranças da Capital. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nacional Ilzomar Gama de Araújo destaca a dedicação dela em prol do bem – estar dos moradores
“Mariana Carvalho está presente no nosso dia – a – dia sempre nos atendendo”, reconhece o dirigente da entidade que já outorgou a vereadora o título de Amiga do Bairro Nacional, pelas inúmeras melhorias que ela conseguiu para o local graças aos inúmeros pedidos de providências que envia para o Poder Executivo.
Embora esteja no primeiro mandato, a atuação da tucana chama atenção de analistas políticos e experientes lideranças que já prevêem uma rápida projeção dela na vida pública. Ventila – se inclusive a possibilidade da jovem carismática e de oratória elogiável ser uma candidata natural do partido para concorrer a Prefeitura Municipal de Porto Velho nas próximas eleições.
O futuro político, no entanto, é um assunto que não ganha destaque nas discussões da edil que no ano passado foi amplamente sondada para candidatar –se a deputada estadual, mas preferiu concluir seu mandato na Câmara Municipal em respeito aos 1.829 votos de quem acreditou nas suas boas e novas ideias, “slogan” da emocionante campanha lançada com a presença do deputado estadual pelo Estado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), neto de Mário Covas, expoente da política nacional. .
Ao visitar Brasília neste ano para participar da 10ª Convenção do PSDB juntamente com a sua assessoria, um dos seus assessores brincou ao passar pelo Palácio do Planalto questionando a assessorada sobre o destino da jovem líder. “Quando você vai ocupar seu lugar aqui Mariana?”. Calada estava, calada continuou talvez confirmando o clássico adágio popular que reza: “Quem cala consente”.
Sonhar com a Presidência da República, aliás, não é nenhum exagero para quem no primeiro degrau de uma promissora carreira política com apenas 24 anos conquistou o respeito da população de Porto Velho e a admiração de integrantes do PSDB de todo o Brasil. Ou seja, para uma tucana com vôo de águia como Mariana Carvalho, o céu é o limite.
Fonte: João Albuquerque
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg