Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marcha das Margaridas demonstra a importância do feminismo para construção de uma sociedade mais justa


Marcha das Margaridas demonstra a importância do feminismo para construção de uma sociedade mais justa - Gente de Opinião

A Marcha das Margaridas é um evento que reúne periodicamente milhares e milhares de mulheres em Brasília, que tem como data referencial o dia 12 de agosto, e foi realizado pela primeira vez em 2000. Ao todo, já teve cinco marchas, em 2003, 2007, 2011e 2015, esta última reuniu o impressionante número de 100 mil mulheres marchando na Capital Federal.

A próxima Marcha será em agosto de 2019 e a mobilização das mulheres de todo Brasil para participarem deste movimento já começou. Em Porto Velho foi realizado nesta quarta-feira (18) o lançamento do movimento de organização da Marcha das Margaridas 2019.

Margarida é uma flor delicada e ao mesmo tempo resistente, que floresce nos mais diversos tipos de solo. Margarida Maria Alves foi uma mulher que nasceu em Alagoa Grande-PB em 5 de agosto de 1933, sindicalista, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, e que foi assassinada no dia 12 de agosto de 1983, a mando de senhores de engenho, por causa de sua luta por direitos como carteira assinada, 13º salário, jornada de trabalho de oito horas e férias. Uma de suas frases favoritas era "É melhor morrer na luta do que morrer de fome".

Na atualidade, as terras dos senhores de engenho que a assassinaram viraram assentamentos da reforma agrária. Mas sua história de vida, luta e morte inspirou ainda o maior movimento do feminismo na América Latina, a “Marcha das Margaridas”, uma homenagem ao seu nome, que começou com as mulheres do campo e da floresta e hoje abrange praticamente a totalidade da luta das mulheres brasileiras por mais direitos e igualdade.

O que elas querem não seria muito se nossa sociedade não fosse tão machista e desigual, essas mulheres querem apenas coisas como o direito ao próprio corpo, nos âmbitos produtivo e reprodutivo; uma democracia orientada pelos valores de autonomia e igualdade; o fim do modelo de acumulação e desenvolvimento que restringe a participação e a autonomia da mulher.

Nos documentos com a pauta da Marcha das Margaridas de 2015 consta questões como: “Nós, mulheres, vivemos numa sociedade machista que se apropria do nosso trabalho e nosso corpo e nega nossa autonomia”.

Também, “A autonomia econômica significa para as mulheres do campo, da floresta e das águas ter independência financeira, isto é: capacidade de sustentar a si mesmas e as pessoas que delas dependem; ter acesso a políticas públicas e aos recursos necessários para produzir; ter controle sobre o seu tempo, e, também, ter o controle sobre o próprio corpo e sua vida. Em outras palavras, ter liberdade de decisão, serem donas dos seus destinos e das suas vidas. Com este entendimento, para compreender o significado de autonomia econômica, é fundamental reconhecer o trabalho das mulheres e questionar a divisão sexual do trabalho”

Elas não exigem nada de mais, apenas uma sociedade mais justa, democrática e com igualdade de direitos. Uma dimensão desta desigualdade está na política, pois apesar das mulheres serem aproximadamente 51% da população elas ocupam apenas 10% dos cargos eletivos; talvez isto nos dê uma noção do tanto que temos ainda que avançar.

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, formado em administração de empresas e pós graduado em metodologia do ensino, pela UNIR, advogado e militante feminista.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)