Sexta-feira, 15 de dezembro de 2006 - 05h38
As organizações integrantes do Movimento de Resistência ao Complexo Madeira informam que a partir das 9:00h de hoje, dia 15/06/2006 (sexta-feira) será realizada uma passeata entitulada "O Chamado do Madeira", partindo da Praça do Palácio do Governo (concentração) até a sede de FURNAS e do INCRA em Porto Velho.
Entre as entidades que apoiam o evento estão o MAB (Movimento dos Atingidos, por Barragens), o FIPM (Fórum Independente Popular do Madeira), FOREN (Fórum Energético de Rondônia),o ARIRAMBAS e o GTA-Grupo de Trabalho Amazônico entre outras.
Essa manifestação popular vem demonstrar o profundo descontentamento da população de Porto Velho, especialmente das comunidades ribeirinhas, em relação à forma como foram conduzidos os estudos de viabilidade das Usinas do Madeira. Esses estudos não apresentam os verdadeiros impactos ambientais e sociais dos empreendimentos, o que mostra a falta de compromisso de Furnas/Odebrecht e do Governo Federal, com o desenvolvimento sustentável, com o respeito às culturas e identidades locais e com a melhoria da qualidade de vida da população de Porto Velho e região.
Dentre as reivindicações dos participantes estão a anulação do processo de licenciamento das hidrelétricas, a realização de um estudo (EIA/RIMA) e sua análise conjunta contemplando todas as grandes obras de infra-estrutura previstas para Amazônia, reais oportunidades de participação e desenvolvimento da população regional, eliminação dos passivos sócio-ambientais de Porto Velho antes da concretização das obras e a garantia que nenhum direito dos cidadãos rondonienses e bolivianos será violado.
Para o ato são esperadas centenas de manifestantes com almoço comunitário no local de chegada da passeata.
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)