Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Manifestação Pública – O Chamado do Madeira


As organizações integrantes do Movimento de Resistência ao Complexo Madeira  informam que a partir das 9:00h de hoje, dia 15/06/2006 (sexta-feira) será realizada uma  passeata entitulada "O Chamado do Madeira", partindo da Praça do Palácio do Governo  (concentração) até a sede de FURNAS e do INCRA em Porto Velho. 

Entre as entidades que apoiam o evento estão o MAB (Movimento dos Atingidos, por Barragens), o FIPM (Fórum Independente Popular do Madeira), FOREN (Fórum Energético de Rondônia),o ARIRAMBAS e o GTA-Grupo de Trabalho Amazônico entre outras.

Essa manifestação popular vem demonstrar o profundo descontentamento da  população de Porto Velho, especialmente das comunidades ribeirinhas, em relação à forma como foram conduzidos os estudos de viabilidade das Usinas do Madeira. Esses estudos não apresentam os verdadeiros impactos ambientais e sociais dos empreendimentos, o que mostra a falta de compromisso de Furnas/Odebrecht e do Governo Federal,  com o desenvolvimento sustentável, com o respeito às culturas e identidades locais e com a  melhoria da qualidade de vida da população de Porto Velho e região.

Dentre as reivindicações dos participantes estão a anulação do processo de licenciamento das hidrelétricas, a realização de um estudo (EIA/RIMA) e sua análise conjunta contemplando todas as grandes obras de infra-estrutura previstas para Amazônia, reais oportunidades de participação e desenvolvimento da população regional, eliminação dos passivos sócio-ambientais de Porto Velho antes da concretização das obras e a garantia que nenhum direito dos cidadãos rondonienses e bolivianos será violado.

Para o ato são esperadas centenas de manifestantes com almoço comunitário no local de chegada da passeata.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)