Segunda-feira, 5 de março de 2018 - 09h34
Mais de 9 mil professores da rede estadual de ensino participam de curso de formação continuada
Ter profissionais capacitados no serviço público é a aposta do governo de Rondônia que nos últimos anos investiu na formação continuado de educadores para acelerar os avanços na Educação. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 9.741 professores foram qualificados em cursos técnicos, mestrados e doutorados em 2017.
O Governo de Rondônia investiu R$ 1.465.142,88. A formação acontece através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica- (Parfor), Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo); Pós- graduação (Mestrado e Doutorado); Programa de Saúde na Escola; Programa de Tutoria Pedagógica e formação continuada por área de conhecimento.
Os cursos de curta duração foram ofertados nas modalidades: presencial e a distância. Através de parceria com a Fundação Telefônica Vivo foram realizados à distância os cursos de Recursos Tecnológicos e Papel do Professor, ambos com 20h de carga horária. Enquanto que na modalidade presencial foram realizados cursos especializados por área de conhecimento, cursos do Programa Saúde na Escola e do Programa de Tutoria Pedagógica.
Outros 100 educadores foram formado no Projeto Açaí direcionado ao magistério nas aldeias de Rondônia, segundo a Gerência de Modalidades Temáticas. Mais 726 receberam capacitação na área esportiva, segundo a Gerência de Esportes e 6.981 foram formados conforme dados da Gerência de Educação Básica.
Segundo a Gerência de Formação, cinco servidores da educação participam do curso de Doutorado Interinstitucional em Psicologia através de contrato com a Associação de Assistência a Cultura na Amazônia Moacyr Grechi (AACAM) em que a Faculdade Católica de Rondônia em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ministra o curso.
Já no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública participam 27 servidores através de contrato com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). O curso é ministrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
PROJEÇÕES
Novos investimentos para capacitação dos professores são projetadas para 2018. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica, haverá formação por área de conhecimento presencial, em Porto Velho. Também estão previstas novas formações de Tutoria Pedagógica. Além de oficinas pedagógicas através do Proinfo.
O atendimento do Programa Escola Conectada realizada em parceria com a Fundação Telefônica Vivo está previsto para março. O Panfor terá encerramento de turmas até abril.
Para a Seduc, a formação continuada dos servidores da Educação traz um impacto positivo em sala de aula com o fomento de uma educação diferenciada com mais eficiência e facilitação no processo de aprendizagem dos estudantes.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso