Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais de 3900 servidores receberão Plano Bresser em 120 parcelas



O governador Cassol assinou ontem (04), termo de acordo judicial para o pagamento das perdas salariais do “Plano Bresser” para os funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inclusos na ação. O valor do acordo é de aproximadamente 150 milhões de reais. A ação tem mais de 18 anos e foi feita pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde). Serão pagos, em parcelas, todos os valores retroativos e a partir de 2010 serão incorporados ao vencimento dos servidores.

O objetivo é a reparação das perdas salariais ocorridas entre os anos de 1987 e 1989 durante o plano econômico implantado pelo então Ministro da Fazenda, Bresser Pereira. “Estamos corrigindo hoje uma injustiça feita com o nosso funcionalismo no passado. Esse momento de conquista é importante para o Estado de Rondônia e principalmente para os mais de 3900 servidores beneficiados com a medida”, destacou Ivo Cassol, governador do Estado.

O pagamento dos valores retroativos será feito em 120 parcelas. O acordo será enviado, nos próximos dias, à Assembléia Legislativa (Ale) para aprovação. A medida é necessária, pois o tempo para o pagamento ultrapassa período restante da atual administração estadual. No mês subseqüente a autorização da Ale, os funcionários começarão a receber as perdas salariais. A partir de 2010 os valores serão incorporados nos salários dos servidores da Saúde.

Para o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, essa é mais uma conquista dos servidores de Saúde durante o governo Cassol. “É uma vitória dos servidores, do sindicato que os representa e também do Estado por poder cumprir o acordo. Quero destacar ainda o papel do SindSaúde em todo o processo de negociação buscou o diálogo democrático para a solução da questão”, observou.

Acordo aprovado pelos servidores da Sesau - “O acordo para o pagamento foi aprovado pelos servidores da Sesau através de 13 plenárias realizadas em todas as regiões do Estado que decidiram aceitar a proposta, encaminhada oficialmente pelo governo, para pagamento da demanda judicial. A participação do funcionalismo foi fundamental para a solução do problema”, explicou Silas Neiva, presidente do SindSaúde.

A assinatura aconteceu na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em Porto Velho. Alem do governador Ivo Cassol, participaram do encontro o secretário da Sesau, Milton Moreira, o procurador Geral do Estado, Ronaldo Furtado, o coordenador Geral da Sesau, Ademir Moreira, o presidente do SindiSaúde, Silas Neiva, o tesoureiro do SindSaúde, Anildo do Prado e os deputados estaduais Valter Araújo e Ezequiel Neiva.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)