Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais de 2 mil motoristas abordados na blitz da Semtran


Mais de dois mil veículos – entre carros, motos e utilitários – foram abordados durante dois dias de blitze educativas realizadas pelo Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran). A iniciativa faz parte do programa desenvolvido por técnicos da secretaria para melhorar humanizar e dar mais qualidade ao trânsito, e ao mesmo tempo, ajudar a conter o índice de acidentes em Porto Velho.

De acordo com o Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), a primeira fase foi encerrada na quarta-feira, com abordagens na Avenida Campos Sales, entre o hospital João Paulo II e a BR-362. As operações retornam na segunda-feira e vão até o dia 08 de fevereiro.

Segundo o agente de trânsito J. Silva, a receptividade dos motoristas é a melhor possível. Segundo eles, é muito importante esse tipo de ação para que a população veja que a prefeitura não está apenas tentando multar, mas sim, educar o motorista para que haja mais cordialidade no trânsito.

Dados do setor de estatísticas da Semtran apontam a Campos Sales como uma das avenidas que estão no ranking de maior incidência de acidentes em Porto Velho. Este trabalho é realizado em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito e tem reflexo na queda do número de acidentes na Capital.
 

Programação

De acordo com o secretário municipal de trânsito, coronel Carlos Guttemberg, as blitze seguem o cronograma traçado por técnicos e a determinação dada pelo prefeito Mauro Nazif de traçar metas para a melhoria da qualidade do trânsito na cidade. Carlos Guttemberg reafirmou que neste momento, a meta não é multar. O trabalho tem como finalidade a educação. “A conscientização de condutores sobre a importância de respeitar as leis em vigor é nosso maior desafio”, disse Guttemberg.

O uso de celular e falta do cinto de segurança lideram as infrações. Durante as abordagens foram distribuídos materiais impressos didáticos sobre a legislação. Além disso, motoristas recebem informações sobre valores de multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 

Carnaval

Segundo coronel Carlos Guttemberg, as blitze serão intensificadas em virtude do período de carnaval. De acordo com o secretário, a Semtran deve colocar a maior parte de seu efetivo durante os dias de folia. Os fiscais da Semtran vão atuar na Operação Lei Seca, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ciatran, durante o período de carnaval.

Fonte: Zacarias Pena Verde

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)