Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 14h03
Mais de dois mil veículos – entre carros, motos e utilitários – foram abordados durante dois dias de blitze educativas realizadas pelo Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran). A iniciativa faz parte do programa desenvolvido por técnicos da secretaria para melhorar humanizar e dar mais qualidade ao trânsito, e ao mesmo tempo, ajudar a conter o índice de acidentes em Porto Velho.
De acordo com o Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), a primeira fase foi encerrada na quarta-feira, com abordagens na Avenida Campos Sales, entre o hospital João Paulo II e a BR-362. As operações retornam na segunda-feira e vão até o dia 08 de fevereiro.
Segundo o agente de trânsito J. Silva, a receptividade dos motoristas é a melhor possível. Segundo eles, é muito importante esse tipo de ação para que a população veja que a prefeitura não está apenas tentando multar, mas sim, educar o motorista para que haja mais cordialidade no trânsito.
Dados do setor de estatísticas da Semtran apontam a Campos Sales como uma das avenidas que estão no ranking de maior incidência de acidentes em Porto Velho. Este trabalho é realizado em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito e tem reflexo na queda do número de acidentes na Capital.
Programação
De acordo com o secretário municipal de trânsito, coronel Carlos Guttemberg, as blitze seguem o cronograma traçado por técnicos e a determinação dada pelo prefeito Mauro Nazif de traçar metas para a melhoria da qualidade do trânsito na cidade. Carlos Guttemberg reafirmou que neste momento, a meta não é multar. O trabalho tem como finalidade a educação. “A conscientização de condutores sobre a importância de respeitar as leis em vigor é nosso maior desafio”, disse Guttemberg.
O uso de celular e falta do cinto de segurança lideram as infrações. Durante as abordagens foram distribuídos materiais impressos didáticos sobre a legislação. Além disso, motoristas recebem informações sobre valores de multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Carnaval
Segundo coronel Carlos Guttemberg, as blitze serão intensificadas em virtude do período de carnaval. De acordo com o secretário, a Semtran deve colocar a maior parte de seu efetivo durante os dias de folia. Os fiscais da Semtran vão atuar na Operação Lei Seca, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ciatran, durante o período de carnaval.
Fonte: Zacarias Pena Verde
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)