Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Madrugada gelada com frio de 11°C em Rondônia



As temperaturas despencaram mais uma vez em todo o Estado de Rondônia. Efeito da perda radioativa e não de evento de friagem.

Daniel Panobianco – Rondônia não está sob influência de frente-fria, muito menos de algum fenômeno de friagem. A queda de temperatura observada nesta madrugada nos 52 municípios deve-se à perda radioativa – quando a atmosfera se aquece muito durante o dia e com o auxilio da ausência de nuvens, o calor acumulado durante as horas de sol quente é irradiado sem barreiras – situação típica do inverno em grande parte do Brasil, observada nas últimas semanas com mais freqüência. As nuvens funcionam como um cobertor térmico, que impedem a liberação do calor acumulado durante o dia no solo e como todo o Estado está com céu limpo, a liberação desse calor é mais significativo.

Em dias de baixa umidade, as menores temperaturas são observadas em regiões mais baixas, com relação ao nível do mar. A região de Cacoal, que está em média a 230 metros de altitude, amanheceu com frio de 11°C na região dos vales e encostas. A PCD (Plataforma de Coleta de Dados), de responsabilidade da SEDAM (Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental), registrou às 7 horas (local), temperatura mínima de apenas 11,5°C próximo ao aeroporto local (região urbanizada).

A queda de temperatura foi menos intensa em cidades mais elevadas, como Vilhena, que está localizada a aproximadamente 615 metros de altitude, situação totalmente contrária quando estamos sob efeito de friagem, quando a cidade mais fria da Região Norte do Brasil dispara em mínimas relativamente baixas, dignas de regiões sulinas.
Confira as mínimas observadas nesta manhã nos principais pontos de coleta de dados em Rondônia:

Cacoal (SEDAM)

11,5°C

Vilhena (REDEMET)

14,0°C

Vilhena (Embrapa)

13,6°C

Ji-Paraná (SIVAM)

15,5°C

Ji-Paraná (Particular)

15,8°C

São Miguel do Guaporé (CTENERG)

15,0°C

Campo Novo de Rondônia (CTENERG)

15,5°C

Costa Marques (SEDAM):

16,0°C

Alta Floresta d' Oeste (CTENERG)

16,3°C

Ariquemes (SEDAM)

15,5°C

Ariquemes (ANA)

15,6°C

Guajará-Mirim (SEDAM)

16,8°C

Guajará-Mirim (REDEMET)

17,0°C

Machadinho d' Oeste (SEDAM)

16,0°C

Porto Velho (SEDAM)

16,5°C

Porto Velho (INMET)

17,6°C

Porto Velho (REDEMET)

19,0°C

Dados: SEDAM – SIVAM – REDEMET – INMET – Embrapa – CTNERG – ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)