Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lula manda regularizar garimpo a pedido de Amorim...


A regularização da profissão de garimpeiro e também da atividade ocorrerá em  breve, por determinação do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que já incumbiu seu ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, dessa tarefa. A informação é do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) após ter participado da audiência entre membros da bancada federal de Rondônia, o governador Ivo Cassol e o presidente Lula no final da tarde de terça-feira no Palácio do Planalto.

A determinação célere do presidente foi dada, segundo Amorim, logo após exposição feita por ele sobre a situação marginal em que se encontram os trabalhadores garimpeiros no Estado, que por falta de uma regularização vêm sendo presos e perseguidos. Amorim também relatou a Lula e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do patrimônio mineral de Rondônia, dos projetos de leis parados nos escaninhos do Congresso Nacional, de sua luta – com  apresentação de propostas – desde quando foi senador até os dias atuais onde é membro dedicado da Comissão de Minas e Energia da Câmara na tentativa de regularizar a exploração mineral e a profissão de garimpeiro.

"O presidente Lula se mostrou preocupado com essa situação que atrapalha a vida de inúmeros pais de família em nosso Estado. Chegou, inclusive, a me perguntar como estava a garimpagem no Bom Futuro – tida como a maior mina de cassiterita a céu aberto do mundo – que o presidente já teve a oportunidade de conhecer. Ao final de nossa conversa ele demonstrou toda sensibilidade com essa causa social e determinou ao ministro Walfrido Mares Guia a dar celeridade com projeto do próprio Executivo que cuida de normatizar e regularizar a mineração e a atividade garimpeira". Amorim disse que hoje mesmo (11) já manteve novo contato com o ministro para vê os passos legais para que se cumpra a determinação do presidente.

Ainda com Lula, Amorim fez apelo para que sejam liberados recursos necessários à recuperação de toda malha viária federal em Rondônia, principalmente a BR 364 que corta de ponta-a-ponta o Estado e dá acesso ao Acre; dragagem do canal navegável do rio Madeira, que nessa época de verão põe em risco a navegação e principalmente ao transporte de mercadorias, combustíveis e à produção de soja, e recursos para saneamento básico e controle de endemias como a malária. Todas essas reivindicações, segundo Amorim, serão atendidas mediante compromisso assumido por Lula com a bancada e o governador Cassol.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Em votação histórica ocorrida nesta semana na Câmara dos Deputados, a parlamentar Cristiane Lopes (União Brasil – RO) votou “sim” a uma emenda que a

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)