Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Luiz Claúdio preside comissão de deputados que viajará ao RS para discutir embargo da carne de RO


Após a sessão que abriu o período ordinário na Assembléia Legislativa, os deputados se reuniram e escolheram uma comissão de parlamentares que viajará na próxima semana ao Rio Grande do Sul para averiguar junto ao governo gaúcho o motivo do embargo à importação daquele Estado da carne bovina de Rondônia.

Integram a comissão, os deputados Luiz Cláudio (presidente), Wilber Coimbra, Valdivino Tucura, Ezequiel Neiva e Ribamar Araújo. "O processo de escolha da comissão foi amplamente debatido entre todos os deputados e a sua composição mostra a participação de deputados de diferentes bancadas, numa prova da afinidade e da harmonia que impera nessa Casa", destacou o presidente da Assembléia, Neodi Oliveira.

"Vamos mostrar ao governo gaúcho que não há nenhum risco de a febre aftosa voltar ao rebanho de Rondônia. A motivação da medida foi um foco da doença em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, região localizada há mais de 1.000 de nossas fronteiras, que estão sendo vigiadas para evitar o transporte de qualquer animal ou derivado", destacou o presidente da comissão, deputado Luiz Cláudio.

A data da viagem não definida, mas ocorrerá ainda na próxima semana, após o período de Carnaval.

Com um rebanho de aproximadamente 12 milhões de cabeças, com uma carne de alta qualidade, livre da febre aftosa, foi com surpresa que o Estado de Rondônia recebeu essa semana a informação do governo do Rio Grande do Sul, que decidiu suspender a importação de boi em pé e carne com osso de Rondônia.

"Não podemos ficar parados, quando o setor que representa a quarta maior arrecadação do Estado ser prejudicado dessa forma. Por isso, o Legislativo deve entrar nessa briga para corrigir essa distorção", observou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)