Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Após solicitação do deputado, governo marca data para decisão sobre reajuste da categoria.


Encontro deu continuidade às negociações com o Executivo, que já recebeu da Sesau o estudo de impacto orçamentário sobre a proposta de reajuste. (Foto: Assessoria parlamentar) - Gente de Opinião
Encontro deu continuidade às negociações com o Executivo, que já recebeu da Sesau o estudo de impacto orçamentário sobre a proposta de reajuste. (Foto: Assessoria parlamentar)

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deu mais um passo nas articulações em defesa da valorização dos profissionais da saúde pública. Nesta terça-feira (24), ao lado da vice-presidente da comissão, deputada Cláudia de Jesus, o parlamentar conduziu uma reunião com o chefe da Casa Civil, Elias Rezende, e representantes de entidades da categoria para tratar do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O encontro deu continuidade às negociações com o Executivo, que já recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o estudo de impacto orçamentário sobre a proposta de reajuste. Graças à intervenção do deputado, ficou definida a data limite de 25 de agosto para que o governo apresente uma resposta definitiva à pauta.

“Essa é uma demanda urgente, um gesto de justiça com quem sustenta o sistema de saúde. Agradeço ao secretário Elias Rezende por atender prontamente nosso pedido e garantir que o plano siga avançando”, destacou Luís do Hospital.

De acordo com Elias Rezende, a proposta seguirá os trâmites administrativos, passando por análises técnicas e jurídicas antes da decisão final. Ele reforçou o compromisso do governo em conduzir o processo com responsabilidade e respeito às reivindicações apresentadas.

Compromisso com a saúde pública

Desde o início do mandato, Luís do Hospital tem se destacado pela atuação firme na defesa do fortalecimento do sistema de saúde em Rondônia, acompanhando de perto pautas estruturantes como o PCCR, a valorização dos servidores e a melhoria da rede de atendimento.

Para ele, a construção do plano representa mais do que um avanço funcional — é uma medida estratégica para garantir uma saúde pública mais eficiente, com profissionais motivados e serviços de qualidade à população. “Sem valorização, não há como avançar. E não se constrói uma saúde forte sem reconhecer quem está todos os dias na linha de frente”, reforçou.

A reunião desta terça-feira reafirma o papel da Comissão de Saúde como espaço de mediação entre governo e trabalhadores, com atuação política e técnica para viabilizar soluções.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEDUC-RO analisa possível redução de nota de corte em concurso público a pedido de parlamentar

SEDUC-RO analisa possível redução de nota de corte em concurso público a pedido de parlamentar

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) comunicou, nesta semana, que avalia a viabilidade jurídica de alterar o percentual mínimo de

Delegado Camargo cobra diagnóstico completo sobre falta de servidores na saúde estadual

Delegado Camargo cobra diagnóstico completo sobre falta de servidores na saúde estadual

O deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) apresentou um requerimento cobrando do Governo de Rondônia um diagnóstico completo sobre a situação d

Deputado Alex Redano solicita reforma da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade em Candeias do Jamari

Deputado Alex Redano solicita reforma da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade em Candeias do Jamari

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando a reforma da Escola Estadual de Ensino Funda

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)