Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Limpeza de canais e drenagem previnem alagações


Com a chegada do período chuvoso, uma das grandes preocupações da população é com as alagações. Com o objetivo de prevenir este inconveniente, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) realiza desde o início da semana a limpeza de vários canais em diferentes pontos da cidade. Segundo o titular da secretaria, Edson Silveira, a determinação do prefeito Roberto Sobrinho é que todos os esforços da secretaria estejam voltados para atender às demandas da comunidade. 

Dentro desta perspectiva, a drenagem das ruas Rio de Janeiro (entre Mamoré e José Amador dos Reis) e Benedito Inocêncio, no bairro JK, zona leste da cidade, levará as águas pluviais para o canal do Tancredo Neves, que corta toda a região. A obra iniciou há uma semana e é a preparação para o asfaltamento dessas vias, que deve ocorrer no próximo ano.

Silveira, entretanto, destacou que o lixo é o grande inimigo da boa vazão da água, além de ser um risco à saúde das pessoas. "É enorme a quantidade de entulho que as máquinas retiram desses locais", afirma.

Na limpeza de um trecho do canal dos Tanques, na tarde desta sexta-feira, foi grande a quantidade de garrafas de plástico, bagaços de milho e até a carcaça de uma televisão, tudo retirado do local pelas máquinas da Semob. "A falta de consciência de alguns moradores das regiões próximas a esses locais é o principal problema", reclama o diretor do Departamento de Vias Urbanas da Semob, Erenilson Silva, que acompanha de perto o trabalho de campo.

Outra obra do tipo é executada no bairro Areal. Trata-se da limpeza e canalização do córrego Santa Bárbara, a confluência das ruas Princesa Isabel e Campos Sales. Lá foram investidos R$ 93 mil para resolver o problema do canal, que além de risco de doenças, causava transtornos ao tráfego de veículos, devido a erosão de parte do asfalto.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)