Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Licitação para nova empresa de ônibus em janeiro


A prefeitura de Porto Velho tem até o dia 17 de janeiro de 2014 para concluir o processo licitatório que visa contratação de mais uma empresa de ônibus para atender a população da capital rondoniense com transporte coletivo de qualidade. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18), pelo secretário municipal de transportes e trânsito, Carlos Guttemberg.

Segundo informou o secretário, 17 de janeiro encerra o prazo de 45 dias, como determina a legislação, para conclusão do certame que foi lançado no dia dois de dezembro. "A empresa vencedora assinará contrato de prestação de serviços com o Município pelo período de dez anos", disse.

Para firmar contrato com a prefeitura, de acordo com Guttemberg, a empresa terá que colocar no mínimo 70 ônibus a disposição dos usuários. Os veículos devem ser novos e equipados com GPS, ar-condicionados e elevador para atender pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes. "Os ônibus deverão ser de três portas, sendo duas para o público em geral e uma para os cadeirantes", comentou.

Guttemberg disse, ainda, que o prefeito Mauro Nazif não abre mão da qualidade nos serviços prestados, quantidade suficiente de veículos (70 ônibus no mínimo) e pontualidade por parte da nova empresa, que irá somar com as demais que já atuam em Porto Velho. "As empresas atuais não oferecem quantidade e nem qualidade, pois operam com carros velhos e não respeitam os horários", frisou. O secretário acrescentou que o "Dr. Mauro quer transporte coletivo com dignidade".

Prazos

O secretário municipal de administração, Mário Medeiros, responsável por conduzir a licitação, declarou que várias empresas se mostram interessadas e estão consultando o edital lançado pela Semad. Ele, no entanto, prefere não estipular data para a nova empresa começar a operar no Município. "Queremos que seja o mais rápido possível, mas é preciso respeitar todos os prazos, inclusive os de contestação e defesa", explicou.

Tarifa

Quanto ao preço da passagem de ônibus, Carlos Guttemberg faz questão de afirmar que está totalmente fora de cogitação qualquer reajuste nas tarifas até o final de 2013 e durante todo ano de 2014. "Se tiver que haver reajuste, esse assunto será tratado somente em 2015", garante o secretário de transportes e trânsito de Porto Velho.


Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)