Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Levantamento das estradas será um avanço para os municípios de Rondônia


Com sete anos de atraso, os municípios serão beneficiados com a atualização da base de dados quanto ao tamanho das vias de acesso e locomoção rural a fim de influenciar os percentuais de transferência de recursos para a conservação de estradas, entre outras finalidades.

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM tomou a iniciativa de buscar os parceiros necessários para atingir esse objeto. Nesta quarta-feira (01), com a presença de vários prefeitos, os representantes do DER/RO, Isequiel Neiva, CENSIPAM, Carlos Canosa, e da AROM, Jurandir de Oliveira, assinaram Termo de Cooperação Técnica para o início dos trabalhos.Levantamento das estradas será um avanço para os municípios de Rondônia - Gente de Opinião

A AROM adquiriu e colocou à disposição do CENSIPAM equipamentos e software para a aferição e processamento dos dados sobre o quantitativo da malha viária de cada município, que em conjunto com o DER/RO disponibilizará um planejamento para execução das atividades. O Presidente Jurandir enfatizou: “nosso objetivo é acompanhar e obter a certeza da exatidão de tamanho das estradas rurais”.

Para o gerente regional do CENSIPAM, Canosa, a medida significa uma possibilidade concreta de realizar os trabalhos de enorme relevância à sociedade, e frisou: “é de extrema importância a execução dessa atividade, e com a união dos envolvidos, poderemos realizar os trabalhos, contando com o apoio de cada uma das Prefeituras”.
FITHA deve ser reajustado

O diretor geral do DER/RO, Isequiel Neiva, enalteceu a atuação da AROM com mais essa iniciativa que visa melhorar o cenário econômico dos Municípios. O gestor também aproveitou para anunciar que o departamento estuda o pleito municipalista em promover aumento do repasse do FITHA para o próximo ano. “Sabemos das necessidades dos Municípios e, como tivemos aumento de arrecadação, teremos a possibilidade de conceder esse aumento, que não é muito, mas vai ajudar”, informou.

O secretário municipal de agricultura da capital, Francisco Evaldo, explicou que a extensão de estradas atual é de cerca de sete mil quilômetros e que a nova aferição com GPS manuseados e autenticados pelo CENSIPAM deverá revelar com mais exatidão a quilometragem de estradas, para a implementação das políticas do setor. Os trabalhos iniciarão pelo município de Porto Velho, por ser a cidade sede das instituições e, servirá como projeto piloto.

Fonte: Ascom / AROM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)