Terça-feira, 14 de julho de 2015 - 06h07
O deputado Léo Moraes (PTB) esteve no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, onde participou de reunião realizada com agricultores, membros da Associação de Produtores Rurais Sustentável Bom Futuro (Asprosbf) e lideranças locais.
O parlamentar, que tem acompanhado as questões do distrito de União Bandeirantes com regularidade, levou aos agricultores a confirmação de que não existe liminar de reintegração de posse da fazenda Bom Futuro, de propriedade do fazendeiro Sebastião Conti. O processo corre na Justiça Federal desde 2008.
A área em questão foi ocupada por aproximadamente 700 famílias após o Incra afirmar que dos 132 mil hectares que o fazendeiro alegava ser de sua propriedade, apenas 32 mil eram pertencentes ao latifundiário, sendo o restante de propriedade da União, o que garantiu a permanência das famílias na localidade.
De acordo com o deputado, a informação de que já haveria liminar em desfavor das famílias acabou gerando grande preocupação entre os agricultores, e para evitar qualquer princípio de conflito agrário, o parlamentar decidiu dar pessoalmente a garantia de que, até o momento, não existe liminar de reintegração de posse.
“A Assembleia Legislativa está muito vigilante quanto ao direito à propriedade. Este caso envolve mais de 700 famílias, e viemos aqui atender essa demanda, afinal é nossa obrigação e vamos ficar muito cuidadosos em mantê-los aqui e acompanhar o litígio na Justiça”, disse o deputado, que acrescentou que os parlamentares não podem se furtar de discutir questões agrárias.
Para o agricultor Josué Vieira, as famílias não querem conflito. Segundo ele, o desejo de todos é o direito de trabalhar. “São mais de 700 famílias que vieram aqui para trabalhar, temos produção de leite, plantio de banana, café. Ninguém quer conflito, queremos apenas trabalhar e sustentar nossas famílias”, disse.
Léo Moraes informou também que, após reunião com o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, onde mencionou a demanda de Bom Futuro, ele se comprometeu a envolver todos os braços do governo do Estado a fim de pacificar a situação de União Bandeirantes.
“União Bandeirantes é uma terra muito rica, produtiva, de gente do bem, que quer fazer acontecer e distribuir essa riqueza para o restante do Estado. São poucos lugares em Rondônia que tem tantos segmentos e temos que valorizar isso”, concluiu o deputado.
Fonte: Ascom
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár