Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Léo Moraes pede agilidade na contratação de agentes penitenciários


O deputado Léo Moraes (PTB) mais uma vez intercedeu em favor dos cerca de 300 agentes penitenciários que concluíram o curso de formação no início de novembro de 2015. A classe aguarda a contratação pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que estaria dependendo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para homologar a academia de formação do pessoal.

De acordo com o parlamentar, a Seduc é responsável pela validação dos diplomas enviados pela Sejus durante a fase de investigação social. Léo Moraes entrou em contato com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gaviolli, e pediu apoio para acelerar o trabalho de validação dos documentos.

O deputado informou que a secretária já teria remanejado servidores de outros setores para auxiliar e dar celeridade ao processo. Fátima Gaviolli garantiu ao parlamentar que logo as validações serão concluídas e o relatório encaminhado à Sejus.

Léo Moraes enfatizou que os agentes são do concurso público realizado em 2010 e já teriam passado por muitas dificuldades para conseguirem iniciar a academia de formação. O parlamentar foi peça fundamental para a conquista do grupo, que conseguiu ingressar no curso de formação em agosto de 2015.

“Muitos deles vieram do interior, deixaram seus empregos, suas famílias, tiveram muitos prejuízos, gastos com aluguel, fardamento, alimentação. É uma classe que já vem sofrendo desde a realização do concurso. Está mais do que na hora de o governo cumprir com o seu compromisso e empossar cada um desses guerreiros, afinal, a carência e a necessidade no setor penitenciário são visíveis e urgentes”, declarou Léo Moraes.

Em novembro de 2015, durante audiência pública proposta pelo deputado Léo Moraes para discutir a nomeação dos agentes penitenciários, o parlamentar se manifestou contrário à contratação fatiada da categoria proposta pelo governo do Estado, ou seja, 50% em janeiro de 2016 e o restante em janeiro de 2017. O deputado defendeu a contratação integral dos agentes.

“A luta não terminou. Ainda vamos brigar pelos demais e fazer o possível para que todos tomem posse de seus cargos o quanto antes. Eles precisam do emprego e o sistema penitenciário pede socorro”, concluiu o deputado.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)