Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei proposta por Adelino Follador é sancionada e suspende por 90 dias a cobrança de empréstimos consignados

Estão suspensos os descontos dos empréstimos dos funcionários públicos municipais e estaduais


Lei proposta por Adelino Follador é sancionada e suspende por 90 dias a cobrança de empréstimos consignados - Gente de Opinião

O Projeto de Lei 4.737/20, de autoria do deputado estadual Adelino Follador (DEM), foi sancionado na nesta quarta-feira (22), pelo governador Marcos Rocha (PSL), suspendendo por 90 dias o desconto dos empréstimos consignados dos funcionários públicos municipais e estaduais do Estado de Rondônia.

Segundo Adelino, o objetivo é aliviar a situação de milhares de servidores que já estão endividados, além de fazer com que esses valores circulem nos municípios, ajudando a economia local e, ainda têm muitos servidores que ajudam parentes e amigos que ficaram sem renda neste momento. “O que queremos é que no meio dessa crise o servidor encontre uma alternativa para não se endividar ainda mais”, disse o deputado.

A disposição do projeto prevê que as parcelas dos empréstimos consignados desses servidores, vencidas ou a vencer neste período, sejam reprogramadas e cobradas no final do contrato (jogadas para o final), sem cobrança de juros ou qualquer outra taxa que incida sobre o valor pactuado originalmente.

Ao sancionar a lei na noite desta quarta-feira ((22), o governador Marcos Rocha, durante uma live, parabenizou o deputado estadual Adelino Follador e disse que havia questionado o parlamentar sobre o dispositivo, “uma vez que os salários estão em dias, e foi convencido pelos argumentos inteligentes do deputado Adelino”, e naquele momento estava sancionando a Lei e publicando o decreto suspendendo o desconto de empréstimos consignados em todo e estado de Rondônia por 90 dias.

O deputado Adelino Follador agradeceu a sanção do governador e destacou a importância do projeto para milhares de famílias rondonienses.

“Muitas famílias têm pessoas desempregadas sendo apoiados por servidores e nesse momento precisamos juntar nossas forças e cada um ajudar um ao outro, os bancos tem demonstrado a intenção em ajudar diante desta pandemia e certamente facilitarão os procedimentos”, finalizou Follador.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)