Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei institui o Dia do Demolay no Estado de Rondônia


O governador Confúcio Moura (PMDB) sancionou no último dia 27 de setembro, o Projeto de Lei 2.567/2011, que institui o Dia do DeMolay no Estado de Rondônia. O Projeto é de autoria do Executivo Estadual e foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia por unanimidade, dia 22 de setembro. O relator foi o deputado estadual Neodi Oliveira (PSDC – Machadinho), que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

O grão-mestre da Glomaron – Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, Juscelino Amaral, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo (PTB), pelo caráter especial de tramitação dado ao projeto e ao relator Neodi Oliveira, que possui um filho nas fileiras da Ordem Demolay, no município de Jaru. O anteprojeto foi elaborado pela Glomaron para atender a Ordem Demolay no Estado de Rondônia para a República Federativa do Brasil.

A data não é feriado, mas já está incluída no calendário estadual de datas especiais. A Maçonaria em Rondônia deverá incluir o dia 18 de março, em atendimento a lei 2.567/2011, nas suas atividades ritualísticas, bem como a Ordem Demolay deverá realizar sessão pública para homenagear o seu maior líder, Jacqes Demolay. A Ordem Demolay é uma entidade para-maçônica juvenil que admite jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos.

“A Glomaron, representando a Ordem Demolay em Rondônia, agradece o empenho e a dedicação demonstrada pela assessoria técnica do Governo do Estado de Rondônia bem como a imediata disposição do govenador Confúcio Moura em agraciar a Ordem Demolay, instituindo no calendário oficial do Estado, uma data tão significante, em um estado e em um País onde a sociedade a cada dia clama por moralidade, ética e transparência”, disse Juscelino Amaral.

HISTÓRICO

A Ordem Demolay é uma organização de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, e inspirada na vida e morte de Jacques Demolay, e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Demolay e um grupo de seus fiéis seguidores foram trucidados em 18 de março de 1.314 pelo poder tirânico da inquisição, imposto pela Igreja Católica, acusados de Heresia. A acusação, no entanto, era uma farsa perpetrada pelo Alto Clero da Igreja Católica (Papa Clemente V) e pelo rei da França, Filipe IV, que estavam interessados em se apossar das riquezas dos Templários. Assim diz a história.

A Ordem Demolay possui atualmente, cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo, sendo 200 mil somente no Brasil. O ex-presidente americano Bill Clinton é um membro Demolay Sênior. A Ordem possui sete virtudes que todo o jovem no planeta deve praticar: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, Cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. A Ordem foi fundada nos Estados Unidos, no dia 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land.

Fonte: Marcos Santana
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)