Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Legalização de imóveis em reassentamentos da UHE Jirau


Ao todo, 200 famílias serão beneficiadas com as escrituras das casas

A satisfação estava no sorriso estampado no rosto de cada reassentado da Usina Hidrelétrica Jirau, ao assinar as escrituras dos seus imóveis urbanos. A coleta de assinatura foi realizada nos dias 13 e 19de novembro, no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná. Este foi mais um passo rumo à emissão das escrituras das casas na localidade. Uma iniciativa da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), por meio do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas.

A entrega das escrituras aos moradores, está prevista para dezembro deste ano. O analista de Logística da ESBR, Wladimir Penedo, explica que após o procedimento, a Energia Sustentável do Brasil irá encaminhar a documentação, assinada pelos representantes legais da empresa, ao cartório para emissão das escrituras dos imóveis urbanos. “Isso significa mais um compromisso cumprido pela ESBR. Duzentas famílias serão beneficiadas”, disse.

O senhor José Silvério Cardoso, ex-morador da antiga Mutum Paraná, garantiu a escritura do seu imóvel urbano. Ao lado de sua esposa, ele conta que a assinatura da documentação foi uma conquista. Um sonho que está sendo realizado. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a promessa cumprida pela ESBR. Se nós fôssemos tentar legalizar a casa sozinhos, o processo seria muito difícil. É muito bom quando Deus está em nossa vida e poder dizer agora, nossa casa”, declara.

O segundo dia de atendimento foi destinado aos moradores que apresentaram pendências nas documentações e àqueles que não puderam comparecer no primeiro dia. Foi o caso da comerciante Dayane Rosy Ribeiro Pereira. Ela não pode ir por causa da ausência do esposo, que estava no garimpo. Quando soube que haveria mais um dia para a coleta de assinatura, Dayane não perdeu tempo. “Tivemos mais uma chance e não quisemos desperdiçá-la. Me sinto segura em saber que logo estarei com a escritura do meu imóvel nas mãos e poder dizer que é meu”, ressalta. 

Em torno de 150 pessoas compareceram ao local nos dois dias de atendimento.E todos tiveram à disposição suporte técnico para reconhecimento de firma, caso necessário, e orientações quanto à regularização de documentos pendentes. A finalidade é fazer com que todos os reassentados da UHE Jirau recebam a escritura do imóvel urbano.

Para a presidente da Associação de Mulheres de Nova Mutum Paraná, Sra. Ana Lúcia Arruda, a iniciativa é muito positiva. “Estávamos numa grande expectativa para esse momento e ele chegou. Só temos a agradecer a ESBR por ter proporcionado a vinda da equipe do cartório em Nova Mutum Paraná exclusivamente para nós”, comemora.

O presidente da Associação do Reassentamento Rural Vida Nova, Sr. Gessé Bezerra Paiva, também esteve presente. “Facilitou para os moradores. Pois muitos são leigos para resolver essas questões que envolvem documentação. Para quem entende, saberá dar valor auma casa escriturada. Aos que têm interesse de vender o seu imóvel, a escritura também facilitará o processo de financiamento. Tudo isso é muito bom”, explica.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite recursos para a Seagri

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite recursos para a Seagri

O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, na última sessão extraor

Deputado Alex Redano participa de Fórum de Desenvolvimento Econômico em Ji-Paraná

Deputado Alex Redano participa de Fórum de Desenvolvimento Econômico em Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou, na tarde desta segunda-feira (01/09), do Fórum

“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping

“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping

O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend

PL do Bolsonaro investiu mais de R$ 40 milhões em infraestrutura em São Francisco do Guaporé, confirma visita do Rota 22

PL do Bolsonaro investiu mais de R$ 40 milhões em infraestrutura em São Francisco do Guaporé, confirma visita do Rota 22

Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)