Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 16h05
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, José Lebrão (PTN), propôs à Mesa Diretora da Casa de Leis a implantação do ponto eletrônico para todos os servidores. O parlamentar explicou que em seu gabinete o sistema já está em funcionamento, acrescentando que a medida oferece maior controle em relação à presença do servidor no local de trabalho.
No gabinete do deputado Lebrão o servidor precisa passar pelo ponto biométrico assim que chega para trabalhar, e também na hora de sair. O parlamentar explicou que a medida foi adotada para assegurar a transparência. “Durante uma fiscalização também é fácil mostrar que o servidor comparece ao trabalho”, assegurou.
De acordo com o parlamentar, as assembleias legislativas devem ter como parâmetro a Câmara Federal, onde nos corredores existem terminais do ponto biométrico. O servidor deve registrar sua entrada e a saída com sua digital. “A Câmara Federal paga hora extra para quem precisa trabalhar durante a madrugada, desde que isso seja comprovado através do ponto eletrônico”, afirmou.
Lebrão citou que diversas Assembleias Legislativas já implantaram esse mecanismo de controle. Ele citou que em algumas o servidor recebe um crachá, que é cadastrado no sistema. Assim, precisa passar o código de barras nos terminais.
Acontece que, para o parlamentar, o sistema biométrico oferece muito mais segurança. “No caso de registrar as digitais, ninguém pode alegar que um servidor está batendo o ponto para outro, como poderia acontecer em se tratando de crachá”, detalhou.
O deputado Lebrão lembrou que em Assembleias Legislativas como a de Goiás e a de Santa Catarina o ponto eletrônico já está instalado, que na do Mato Grosso do Sul o assunto está sendo estudado, e na de Roraima há recomendação do Ministério Público para que o sistema seja adotado.
De acordo com Lebrão, a Assembleia Legislativa de Rondônia deve acompanhar o avanço tecnológico e implantar logo o ponto biométrico para todos os servidores. “Isso dará transparência à Casa de Leis, oferecendo maior controle sobre a frequência dos funcionários”, finalizou.
Fonte: Nilton Salina
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos