Quarta-feira, 22 de julho de 2015 - 12h15
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) teve aprovada pelos colegas deputados indicação ao governo do Estado, com cópia a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), apontou a necessidade de construção do prédio da Escola Ceeja Paulo Freire, localizada no município de Corumbiara.
O deputado explicou que atualmente a escola funciona em um prédio cedido pela prefeitura, cuja cedência obrigatoriamente precisa ser renovada e aprovada a cada dois anos pela Câmara de Vereadores de Corumbiara.
Lazinho destaca que a instituição de ensino conta com grande demanda de alunos, cerca de 450 matriculados, sendo 200 na rede de ensino fundamental e médio e 250 no provão realizado duas vezes ao ano. Porém, segundo o deputado, a escola oferece apenas três salas de aula e uma sala para atender os serviços administrativos.
“A escola tenta prestar o melhor atendimento aos alunos, mas gostaria de assegurar tranquilidade e conforto necessários na prestação do serviço da educação”, declarou Lazinho.
O parlamentar lembrou que desde 2009 existe uma área pública que teria sido doada para a construção de uma unidade de ensino supletivo, mas segundo Lazinho, anterior a isso existe o decreto de criação da Ceeja datado de 12 de setembro de 2008, “portanto, anterior à doação da área referida”, explicou.
Ainda de acordo com o deputado, a indicação, além de visar qualidade de ensino, também, garantirá segurança e uma estrutura física apropriada que estimule e incentive a dedicação dos alunos aos estudos.
Ponto turístico
Foi encaminhada indicação aprovada no plenário da Assembleia Legislativa ao Poder Executivo e à Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), pelo deputado Lazinho da Fetagro onde aponta a necessidade de transformar a Vila Murtinho, em Nova Mamoré, em ponto turístico.
O deputado sugeriu um estudo sobre a viabilidade histórica, cultural e socioeconômica no sentido de integrar a Vila Murtinho ao cenário turístico de Rondônia.
Lazinho cita que a vila surgiu durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e teria sido inaugurada entre os anos de 1911 e 1912.
De acordo com o parlamentar, a localidade, segundo historiadores, mesmo com toda referência histórica somada às condições atuais da vila, em nada lembra o lugar que já foi uma das estações mais movimentadas e importantes da EFMM.
“É necessário que se viabilize essa propositura para que possamos aproximar cada um de nós como visitantes do passado e personagens daquela história”, concluiu Lazinho da Fetagro.
Fonte: Juliana Martins
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)