Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lazinho da Fetagro propõe ao Governo do Estado redução da jornada de trabalho para a enfermagem


Lazinho da Fetagro propõe ao Governo do Estado redução da jornada de trabalho para a enfermagem - Gente de Opinião

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) apresentou proposta ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde para que seja adotada jornada de trabalho de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que exerçam as funções no poder público e rede privada em Rondônia.

A redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais tem sido uma luta longa e histórica para categoria da enfermagem. São 19 anos reivindicando essa condição. No Congresso Nacional, Projeto de Lei encontra-se pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, tendo recebido todos os pareceres favoráveis possíveis. Mas, diante da demora para da apreciação do projeto e como resultado dessa luta dos profissionais da enfermagem, 10 estados e mais de 100 municípios já instituíram a medida.

O deputado relata que a enfermagem pede socorro, pois estão adoecendo por causa da jornada de trabalho desgastante, com alto nível de estresse, e submetidos, ainda, a uma remuneração baixa. Revela que a enfermagem é a única categoria profissional que cuida do paciente 24 horas de forma ininterrupta, estando constantemente expostos a vários riscos durante a execução das atividades. “A enfermagem sempre está na linha de frente dos serviços de saúde, e as longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas na saúde desses profissionais e estão levando-os ao adoecimento”, reforçou.

Para o deputado, essa causa é justa. O parlamentar defende que o Estado deve abraçá-la e instituí-la, como muitos estados já fizeram. “A redução para 30 horas semanais é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e demonstra sensibilidade, reconhecimento, valorização e respeito a estes trabalhadores. Será uma conquista que levará a uma melhora na saúde emocional, física e profissional. A enfermagem é uma profissão que precisa de condições especiais para uma prática segura não apenas aos pacientes, mas aos profissionais também”, defendeu. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)