Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lazinho da Fetagro propõe ao Governo do Estado redução da jornada de trabalho para a enfermagem


Lazinho da Fetagro propõe ao Governo do Estado redução da jornada de trabalho para a enfermagem - Gente de Opinião

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) apresentou proposta ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde para que seja adotada jornada de trabalho de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que exerçam as funções no poder público e rede privada em Rondônia.

A redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais tem sido uma luta longa e histórica para categoria da enfermagem. São 19 anos reivindicando essa condição. No Congresso Nacional, Projeto de Lei encontra-se pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, tendo recebido todos os pareceres favoráveis possíveis. Mas, diante da demora para da apreciação do projeto e como resultado dessa luta dos profissionais da enfermagem, 10 estados e mais de 100 municípios já instituíram a medida.

O deputado relata que a enfermagem pede socorro, pois estão adoecendo por causa da jornada de trabalho desgastante, com alto nível de estresse, e submetidos, ainda, a uma remuneração baixa. Revela que a enfermagem é a única categoria profissional que cuida do paciente 24 horas de forma ininterrupta, estando constantemente expostos a vários riscos durante a execução das atividades. “A enfermagem sempre está na linha de frente dos serviços de saúde, e as longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas na saúde desses profissionais e estão levando-os ao adoecimento”, reforçou.

Para o deputado, essa causa é justa. O parlamentar defende que o Estado deve abraçá-la e instituí-la, como muitos estados já fizeram. “A redução para 30 horas semanais é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e demonstra sensibilidade, reconhecimento, valorização e respeito a estes trabalhadores. Será uma conquista que levará a uma melhora na saúde emocional, física e profissional. A enfermagem é uma profissão que precisa de condições especiais para uma prática segura não apenas aos pacientes, mas aos profissionais também”, defendeu. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 160 milhões para a Saúde de Rondônia

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 160 milhões para a Saúde de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) autorizou recursos para a área da Saúde durante a 35ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (25).

Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos para fortalecer a Assistência Social em Novo Horizonte d’Oeste (RO)

Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos para fortalecer a Assistência Social em Novo Horizonte d’Oeste (RO)

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) esteve no município de Novo Horizonte d’Oeste (RO) para realizar a entrega de um veículo 0 km dest

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)