Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lazinho da Fetagro destaca indignação com proibição de atendimentos homeopáticos


Em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (8), o deputado Lazinho da Fetagro (PT) registrou sua indignação quanto à proibição dos tratamentos homeopáticos e fitoterápicos. Segundo o parlamentar, em Rondônia, muitas igrejas, associações e pessoas capacitadas trabalham com a medicina alternativa há mais de 30 anos.
 
“É um trabalho realizado em todos os municípios de Rondônia e que agora vem sendo perseguido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), fechando e paralisando os atendimentos a centenas de famílias”, informou Lazinho.
 
Segundo o deputado, há cerca de sete meses a agência vem exigindo profissionais especializados na área de preparação de medicamentos utilizados em tratamentos da homeopatia e da fitoterapia.
 
“Já se vão 30 anos de medicina alternativa e nunca tive notícia de que alguém tenha morrido em razão de tratamento homeopático. Em hospital com medicina convencional eu sei que morre. Nesses últimos 30 anos, eu não tomei mais remédio de farmácia, só homeopático e posso dizer, cura. Curava antes da medicina convencional e continua curando”, declarou o deputado.
 
Para o parlamentar, a saúde pública em Rondônia não suporta a demanda de pacientes do Estado. Lazinho enfatizou que em muitos municípios filas são formadas em casas de tratamento homeopático e se curando das enfermidades.
 
“Eu quero ver se a Agevisa vai se preocupar em fiscalizar os hospitais desse Estado, os médicos, os profissionais da área da saúde, fiscalizar o recurso que não chega, o medicamento que não tem, o Estado que não dá conta. Imaginem se acabarem com esses atendimentos alternativos, se os nossos hospitais terão condições de atender todo esse povo”, argumentou o deputado.
 
Lazinho da Fetagro concluiu seu pronunciamento solicitando ao governador Daniel Pereira (PSB) que o Estado busque uma alternativa
 
“Parece que tudo o que é feito para contribuir com o Estado brasileiro, com o Estado de Rondônia tem que acabar. Estamos falando de uma medicina alternativa que é importante para o povo, para o pobre principalmente. Deixo meu protesto e minha indignação com a maneira de se tratar as coisas nesse Estado”, concluiu Lazinho.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)