Quarta-feira, 25 de outubro de 2017 - 15h11
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) falou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25) da Assembleia Legislativa, de reunião onde participaram representante do Mapa, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, secretário de Agricultura, Evandro Padovani e também os deputados Cleiton Roque (PSB), Adelino Follador (DEM), Laerte Gomes (PSDB) entre outros representantes do setor produtivo, onde debateram sobre a sanidade animal do Estado.
O parlamentar informou que foi discutida toda a programação para tornar os Estados de Rondônia e Acre livres da febre aftosa sem vacinação.
No encontro foi ouvido o diretor do Departamento de Saúde Animal no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, que explanou o planejamento para a retirada da vacinação.
“Apesar de toda a responsabilidade que temos, entendemos a necessidade de Rondônia iniciar o procedimento para ousar e valorizar nosso produto no mercado internacional” declarou Lazinho.
Segundo o parlamentar a participação dos produtores será muito importante e esta ação de ser livre sem vacinação trará maior lucratividade ao Estado. “Já estamos há 15 anos livres de febre aftosa com vacinação e se continuarmos vacinando assumimos que, ainda há riscos”, explicou Lazinho.
Lazinho parabenizou o governador Confúcio Moura (PMDB) pela coragem de assumir esta responsabilidade e o Estado só terá a ganhar com a valorização e abertura de novos mercados. “Rondônia está preparada para assumir mais esta tarefa. Estamos entrando no mercado dominado pelos europeus com esta atitude”.
O parlamentar finalizou exaltando o trabalho técnico realizado pela equipe da Idaron que fiscaliza e mantém até o momento a sanidade de todo o rebanho de Rondônia.
ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Gilmar de Jesus
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav