Terça-feira, 9 de junho de 2015 - 21h58
O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) comemora com a Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (Aefaro) e suas filiadas - as Escolas Família Agrícola (Efas) - a garantia da destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as Efas, no valor de R$ 4.044 por aluno.
Essa era uma das principais reivindicações destas escolas que trabalham a pedagogia da alternância e que necessitam de apoio para a manutenção da qualidade do ensino aos seus alunos agricultores familiares. A demanda da Aefaro e das Efas vinha sendo assistida pelas organizações sindicais do campo, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e pelo deputado Lazinho, que compreendem a importância destas instituições para a aplicação de uma educação do campo de qualidade e contextualizada.
A garantia do repasse do recurso foi confirmada pela secretária estadual de educação, Fátima Gaviolli, em reunião realizada nesta segunda-feira (08), entre secretária, técnicos da secretaria, representantes da Aefaro e Efas, da Fetagro e assessoria do deputado Lazinho da Fetagro. O aporte será repassado em forma de convênio com pagamento em quatro parcelas.
O deputado Lazinho da Fetagro lembra que essa foi uma ‘luta’ de mais de três anos junto ao governo do estado, na qual se inseriu inicialmente como liderança sindical da Fetagro e por último priorizara em seu mandato, articulando espaços de diálogo entre governo do estado, Seduc e as instituições e participando de forma direta nas discussões. “Sou defensor da pedagogia da alternância e do trabalho prestado pelas escolas família agrícola em nosso estado. O ensino oferecido por elas respeita a realidade e as especificidades do campo; por isso nosso mandato dedicou-se a questão”, afirmou.
De acordo com o secretário executivo da Aefaro, Revelino Freitas, o momento é de comemoração e agradecimentos. “Nossa situação nos levava para o fechamento das escolas. Esse recurso era imprescindível. Por isso recorremos aos nossos apoiadores de sempre, como o deputado Lazinho, para juntos somarmos forças e garantirmos a manutenção das escolas e de nossos alunos”.
Está marcada para o próximo dia 17, nova reunião com a Seduc, em continuidade à viabilização do repasse com a celebração do convênio. Na ocasião será apresentado pela Aefaro o plano de trabalho e deverá ser confirmado o pagamento das duas primeiras parcelas do recurso.
Fonte: Luciane Machado
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2