Quinta-feira, 23 de abril de 2015 - 06h57
Com objetivo de fomentar o debate às questões rurais e ambientais e estreitar relações com Organizações não Governamentais (Ongs) que atuam nesta área no Estado, foi realizada reunião extraordinária da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa. A reunião foi convocada pelo presidente da comissão, deputado Lazinho da Fetagro (PT).
Participaram da reunião os representantes das Ongs Kanindé, Ivaneide Bandeira; Ecoporé, Marcelo Ferronato; e Rio Terra, Alexis Bastos, além dos deputados Lazinho da Fetagro, Adelino Follador (DEM), Cleiton Roque (PSB) e Ribamar Araujo (PT).
De acordo com o deputado Lazinho da Fetagro, a reunião se justifica pela constante necessidade de melhoria nos esclarecimentos aos membros da comissão no exercer de suas atribuições e para a correta tomada de decisões.
De acordo com o deputado Lazinho da Fetagro, a reunião foi importante para que os membros da comissão obtivessem maiores esclarecimentos sobre as questões rurais e ambientais, para assim tomar decisões acertadas. “Sempre será salutar para o bom desenvolvimento das ações da comissão o diálogo aberto e a participação das diferentes representações ligadas aos temas pertinentes ao campo e ao desenvolvimento rural com sustentabilidade”, disse.
Os representantes das organizações relataram as atividades que vêm exercendo no Estado e ainda apresentaram propostas à Comissão para reforçar e melhorar as questões ambientais e rurais. Entre elas estão o resgate do Plano de Desenvolvimento dos Territórios Sustentáveis; estudo da condição das bacias hídricas do Estado; investimento no solo para condição melhor da produção rural; cursos de extensão de tipos de produção rural para diversificação maior de produtos e fortalecimento e incentivo da agricultura agroecológica.
Os dirigentes das Ongs parabenizaram Lazinho da Fetagro pela sensibilização aos temas e pela iniciativa dessa aproximação. “Não esperávamos outra atitude do deputado senão essa, pelo seu histórico de lutas e trabalho em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, externaram.
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d