Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 15h33
O Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) - referência no Estado em tratamento de alta complexidade - deve triplicar, dentro do prazo de 40 dias, a produção do setor de lavanderia, responsável pela lavagem das vestimentas de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, além de roupas de cama de toda a unidade de saúde. A meta só poderá ser alcançada devido às modernas máquinas adquiridas pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
A informação é do secretário estadual de Saúde Williames Pimentel. Segundo ele, a capacidade hoje gira em torno de 2,5 mil quilos ao mês. A expectativa é que este número salte para 7,5 mil quilos. Pimentel explica que o investimento do governo atende a uma necessidade antiga. De acordo com o secretário, o Estado não investia no setor havia mais de 20 anos.
Foram adquiridas pelo Estado três secadoras, uma centrífuga de grande porte, uma calandra - máquina que passa as roupas - e três modernas lavadoras, com capacidade de 140 quilos - por "batida". Os equipamentos começam a ser instalados na próxima semana, prazo em que a reforma e ampliação do setor termina.
Segundo Maria Zuleide, coordenadora do setor de lavanderia do HB, a meta é triplicar a produção com os novos equipamentos. Há mais de 20 anos na área, ela explica que as máquinas utilizadas atualmente já não comportam a demanda de todo o hospital, e que há muitos anos lutava para que houvesse a melhoria dos equipamentos. Ela destacou o compromisso do governo e do secretário Williames Pimentel de investir na melhoria do setor.
MAIS QUALIDADE
Além de triplicar o volume mensal do Hospital de Base, as novas máquinas vão atender, também, o hospital e pronto-socorro João Paulo II, a Policlínica Oswaldo Cruz, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Leste e Sul, e o Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o secretário Williames Pimentel, outro ponto positivo é a qualidade e assepsia que devem melhorar ainda mais, com o uso dos novos equipamentos que suportam maior quantidade de produtos.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)