Quinta-feira, 1 de março de 2007 - 21h02
A busca de um lugar no mercado de trabalho, seja formal ou informal, é a meta das mulheres chefes de família, que concluíram na tarde de quarta-feira, 1º, a primeira etapa do Projeto "Costurando a Cidadania", promovido pelo Centro Social Madre Mazzarello, vinculado ao Instituto Laura Vicuña, com apoio de FURNAS Centrais Elétricas S/A, no bairro Pantanal, em Porto Velho.
A Assistente Social Roselandy de Souza Viera, a "irmã Rose", responsável pelo Centro, disse que ali "se reúnem pessoas para encontrar uma nova forma de vida, de olhar o mundo", segundo ela isso é conseguido através de iniciativas cívicas, como a da inclusão das mulheres no mercado de trabalho, "ao qual elas não tinha acesso".
A cerimônia de entrega dos certificados foi antecedida por um desfile, com adolescentes muitas filhas das concluintes vestindo modelos confeccionados durante o curso. A professora Maria Helena Alves Maia destacou a importância do projeto dizendo que "aqui [bairro Pantanal, periferia de Porto Velho] estava precisando mesmo. Ninguém liga para as famílias que moram aqui. E este curso vai ser importante na vida destas mulheres, pois tem muita gente procurando, precisando de costureiras".
A assessora técnica da Coordenadoria de Responsabilidade Social de FURNAS, em Porto Velho, Sandra Regina Nunes dos Santos, disse que a estatal tem uma grande preocupação em promover ações para valorizar o papel da mulher na sociedade. Também estava presente o engenheiro Nivaldo Campos, representando a empresa elétrica.
A próxima etapa do Projeto é oferecer um curso de empreendedorismo para as participantes do curso de Corte e Costura, enquanto é iniciada uma nova turma. Ao todo participam oitenta mulheres, residentes nos bairros Pantanal, Esperança da Comunidade e Setor Chacareiro.
====
Legenda da foto: Engº Nivaldo Campos, de Furnas, entrega certificado a uma das participantes do Projeto "Costurando Cidadania".
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)